Como construir uma chaminé para um fogão a lenha

••• chimney with many pots image by hazel proudlove from Fotolia.com

A principal diferença entre uma chaminé de lareira e de um fogão a lenha é a forma como a fumaça entra pelo duto. A chaminé de um forno a lenha tem uma abertura na parte inferior, para que seja possível remover as cinzas, e um rebordo que fica a aproximadamente 1,8 m do chão, por onde a tubulação do fogão adentra. Essas peças e o orifício no topo são as únicas aberturas dessa chaminé; o que é uma das razões pelas quais um fogão a lenha é muito mais eficiente do que uma lareira. O calor irradia do fogão para o ambiente em vez de subir a chaminé, juntamente com a fumaça.

Faça a chaminé vertical e bem fundamentada

Passo 1

Construa a chaminé a partir do primeiro piso existente, incluindo um porão (se houver). Faça um buraco quadrado de 1,2 m no pavimento e assente uma laje de concreto com 15 cm de espessura. Essas chaminés são muito pesadas. Portanto, comece a construí-las apenas quando tiver feito uma base absolutamente sólida para assentá-las.

Passo 2

Coloque pedaços de tubos dentro da chaminé. Isso reduz a transferência de calor e o acúmulo de creosoto dentro do duto. Posicione-os uns sobre os outros usando uma fina de argamassa entre eles. Construa a tubulação antes da estrutura da chaminé, envolvendo cada comprimento de tubo com blocos antes de instalar o próximo. Preencha o espaço entre o tubo e os blocos com entulhos para melhor estabilidade.

Passo 3

Construa cada camada da chaminé usando seis blocos. Alterne as juntas entre os blocos para manter a estrutura interligada. Verifique o nível e o prumo com frequência. Instale uma porta de metal para limpeza na parte inferior da chaminé.

Passo 4

Quando tiver finalizado os blocos, abra um buraco para a tubulação do fogão com martelo e cinzel, a aproximadamente 1,8 m do chão. Instale uma luva de argila para que a tubulação caiba no fogão e preencha a junta com argamassa.

Passo 5

As peças externas da chaminé devem ser revestidas com tijolos ou cobertas com estuque. Embora seja comum encontrá-los sem revestimento, os blocos de concreto não devem ser expostos a intempéries e podem deteriorar-se ao longo do tempo.

Passo 6

Se a chaminé for interna, saindo pelo telhado, será necessário revesti-la para evitar vazamentos. Se ela for revestida de tijolos, instale o rufo de modo que ele fique preso às juntas de argamassa entre os tijolos, sob as telhas que forem mais altas e sobre as mais baixas do que ele.

Mais recentes

×