Como fazer um forno a lenha de tijolos para assar pão

••• Bread rolls image by Tasha from Fotolia.com

Provavelmente, você consegue se lembrar da primeira vez em que provou pão feito em casa. Se compará-lo com o melhor pão francês que já comeu, vai se perguntar como o padeiro consegue obter uma casquinha perfeita e um interior tão macio, que você não consegue reproduzir. Os segredos são uma temperatura uniforme e vapor. O vapor forma uma casquinha crocante e a temperatura uniforme ajuda a formar as bolhinhas de ar na massa. Pode-se construir um forno a lenha no quintal da sua casa usando tijolos.

Preparando o local

Passo 1

Escolha o lugar do forno no seu quintal. Você precisará de uma área um pouco mais elevada, com espaço suficiente para andar ao redor do forno. Também precisará de um espaço para armazenar a lenha.

Passo 2

Cave um buraco com cerca de 60 cm de profundidade e circule-o com as pedras grandes, para criar a fundação. Progressivamente encha o buraco com as rochas das maiores para as menores, até chegar no cascalho e na areia. Use a areia como a última camada para a fundação. Ela deve terminar cerca de 7,5 cm abaixo do nível do solo.

Passo 3

Despeje concreto no topo da fundação de pedras. Isso criará uma laje para o forno assentar-se em cima com uma estrutura de suporte que pode absorver qualquer acomodação ou elevação do solo.

Construindo a base

Passo 1

Contorne o formato do forno a lenha com blocos de concreto. Posicione-os sobre o concreto depois de seco de tal maneira que você possa começar a construir os lados do forno.

Passo 2

Coloque argamassa entre cada bloco para unir a estrutura à medida em que continua a empilhá-los até a altura da cintura. Com isso, terá algo semelhante a uma parede de concreto unida por cimento.

Passo 3

Posicione tijolos dentro da camada de blocos de concreto. Use cimento para uni-los, assim como fez com os blocos. Continue cimentando os tijolos até preencher a base. Ela ajuda o calor a descer, ajudando a manter a temperatura uniforme e estável. Quando o forno começar a esfriar, o calor retido na base é liberado e mantém a temperatura constante.

Passo 4

Faça o chão do forno arrumando tijolos refratários de maneira bem apertada. É necessária pouca argamassa e cada encaixe deve estar nivelado. Quando estiver completo, a superfície deve ser lisa e uniforme.

Construindo o domo

Passo 1

Ponha tijolos sobre o contorno do forno e use a argamassa para uni-los até a altura de cerca de 30 cm. Essa altura determina a capacidade de cozimento do forno.

Passo 2

Corte tiras entre 15 a 20 cm mais longas do que a largura do forno usando o compensado de 6 mm. Umedeça o compensado e curve-a em um arco para servir como um molde para o teto abaulado do forno.

Passo 3

Coloque o molde de compensado no lugar sobre os tijolos, contornando o chão do forno, e use as toras de madeira para apoiá-lo.

Passo 4

Continue colocando os tijolos e subindo pelos lados e sobre o molde até que os dois lados se encontrem em cima. Apare o tijolo final para que caiba no espaço usando a lâmina abrasiva em uma serra elétrica e junte os dois lados no topo do forno. Esse tijolo finaliza cada linha de tijolos.

Passo 5

Remova as toras de madeira usadas como suporte e o molde de compensado depois que o domo secar completamente.

Finalizando o forno

Passo 1

Corte uma porta em formato de meia-lua para o forno usando o compensado de 2 cm de espessura.

Passo 2

Ponha tijolos na parte de trás e da frente do forno até que se encontrem no domo, deixando a abertura para a porta do forno. Ela será apenas utilizada para carregar e descarregar o forno. Quando estiver aquecendo inicialmente o forno, remova a porta para permitir que a fumaça saia e que o calor circule e aqueça o forno por igual.

Passo 3

Emoldure a porta do forno com tijolos, para formar uma borda na parte de cima.

Mais recentes

×