Como construir uma doca de carregamento

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Uma doca de carregamento ajuda em uma parte crítica de qualquer sistema envolvendo a movimentação de cargas de caminhões para lojas ou armazéns. O próprio projeto e construção da doca melhora a eficiência e segurança do processo de manuseio da carga.

Há muitas opções para a construção de uma doca de carregamento, na qual estão envolvidos o planejamento adequado e um esboço da área do doca. Construções existentes muitas vezes utilizam um poço inclinado para abaixar o caminhão e permitir que fique no nível do chão da construção.

Passo 1

Planeje a área da doca de carregamento. Certifique-se de que há espaço suficiente para um trator-reboque manobrar e retornar à doca. Forneça espaço aéreo suficiente, pelo menos 4,27 metros, para iluminação e sinalização.

Passo 2

Cave um poço inclinado para a parte traseira do caminhão. A altura-padrão da parte traseira do poço do galpão de carregamento é usualmente de 1,2 metros. Faça o declive do poço o mais gradual possível para maior utilização, desde caminhões com 24 metros de comprimento até caminhões normais, crie um poço de 30 centímetros de declive vertical para cada 6 metros de inclinação.

Passo 3

Estenda o galpão de carga para além da construção — o angulo de inclinação coloca o topo do caminhão mais perto da construção do que do piso do caminhão. Uma forte inclinação do poço requer uma maior extensão da doca para a construção. Inclua um rampa ajustável para compensar pequenas diferenças entre a altura do piso do caminhão e o para-choques e também para proteger a construção do contato com o caminhão.

Passo 4

Instale portas de 2,4 metros de largura e 3,8 metros de altura nas aberturas da doca de carregamento, tamanho este que acomoda toda a porta traseira do caminhão. É mais comum o uso de portas de correr suspensas. Adicione vedação térmica às portas.

Mais recentes

×