Metragem quadrada do estacionamento por carro

••• parkhaus image by leiana from Fotolia.com

Quando a terra é escassa ou os valores de terrenos são altos, para atender a demanda de um projeto para um estacionamento, os desenvolvedores, muitas vezes, procuram por áreas para estacionamentos abaixo ou acima do solo. Os planejadores de estacionamento especializados preparam planos alternativos para uma determinada parcela do terreno, buscando alternativas de fornecimento de espaço, as quais maximizem o investimento monetário significativo na estrutura de um estacionamento.

Mensure

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ao selecionar a melhor alternativa de estrutura do estacionamento, uma importante medida de comparação é a "eficiência" da distribuição, geralmente expressa como os metros quadrados de área bruta da estrutura do estacionamento, divididos pelo número de vagas de estacionamento.

Orientações

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A forma da distribuição do estacionamento, que fornece eficiências entre 28 e 32 m² por vaga de estacionamento, é típica. Não é raro, porém, encontrar estruturas de estacionamento menos eficientes que requerem 36 m² por vaga de estacionamento ou mais. Os estacionamentos automatizados podem conseguir melhor eficiência, com 20 a 24 m² por vaga de estacionamento.

Fatores do projeto

flashfilm/Lifesize/Getty Images

Os fatores que afetam a eficiência da estrutura de um estacionamento incluem o tamanho e a configuração geométrica do local, a distribuição do corredor de garagem e o sistema de circulação -- incluindo os locais de entrada e saída -- e as restrições do sistema estrutural, tais como a localização de colunas. Normalmente, as estruturas de estacionamento maiores podem ser mais eficientes do que as estruturas menores.

Mais recentes

×