×
Loading ...

Como construir uma estrutura de madeira para uma barraca infantil

Conforme o tempo esquenta e o ano escolar chega ao fim, o pensamento das crianças se volta para acampamentos e festas do pijama. Dê aos seus aventureiros de quintal um lugar especial para acampar com essa barraca caseira leve e simples de montar. A estrutura é feita de madeira e ferragens comuns, enquanto a capa é um lençol ou um cobertor lavável. Complete o projeto inteiro em pouco tempo, utilizando apenas ferramentas básicas e a barraca concluída pode ser desmontada em minutos para ser guardada.

Instruções

Uma barraca simples na mata (tent site image by Mike & Valerie Miller from Fotolia.com)
  1. Corte uma tábua de 2,40 m por 5 cm por 10 cm em dois pedaços iguais de 1,20 m de comprimento.

    Loading...
  2. Utilize uma régua comprida para medir e marcar o centro em cada extremidade da face larga de cada tábua e desenhe uma linha ao longo de todo o comprimento da mesma.

  3. Utilize uma serra de mesa ou circular para partir as tábuas ao meio ao longo da linha para fazer quatro pedaços de 5 cm por 5 cm por 1,20 m (o tamanho real da tábua estará mais próximo de 4 cm por 4,5 cm).

  4. Utilize uma lixa para alisar qualquer borda áspera.

  5. Faça furos atravessando a madeira totalmente nos lados largos de cada uma das quatro tábuas a 2,5 cm de cada extremidade (para dois buracos em cada peça).

  6. Enrosque uma porca (seguida de uma arruela) em cada extremidade de todas as barras roscadas, até ficarem a 10 cm de distância das pontas. Deixe duas barras de lado temporariamente.

  7. Insira uma barra roscada no buraco em uma das extremidades de uma das tábuas até a madeira encostar na arruela e na porca. Coloque uma segunda arruela depois da tábua, outra tábua, uma terceira arruela e a porca borboleta, nessa sequência.

  8. Repita o passo anterior na outra extremidade da mesma barra roscada, de forma a ficar com duas tábuas (separadas uma da outra e das porcas por arruelas) em cada extremidade de uma barra.

  9. Coloque a estrutura montada em pé, separando as tábuas nas extremidades soltas para formar os pés. Ela deve parecer um balanço, com as tábuas servindo de pés e a barra roscada como o travessão entre eles.

  10. Insira as duas outras barras roscadas (uma de cada lado) nos furos inferiores de cada par de pés da mesma forma com que você montou a barra superior nos passos 6 e 7.

  11. Ajuste a largura dos pés para abrir espaço dentro da parte inferior da barraca e depois aperte as porcas e as porcas borboletas.

  12. Martele as estacas para barraca no chão em cada canto (ao lado de onde as barras roscadas encontram os pés de madeira) e as amarre à estrutura com barbante grosso para manter todas as peças firmes na posição correta.

Loading...

Dicas

  • Jogue um lençol ou um cobertor por cima da estrutura e o amarre às barras roscadas inferiores. Costure fitas em cada canto para amarrar com mais facilidade. Você também pode comprar aproximadamente 3 m de pano de 1,50 m de largura para usar como capa.
  • Guarde a barraca ao desenroscar as porcas e removendo os pés das barras roscadas. Coloque as porcas e as arruelas de volta nas barras ao guardar a barraca para não perdê-las.
  • Para acolchoar as barras roscadas e torná-las mais seguras para crianças, coloque protetores de espuma (para canos) em volta das mesmas entre os pés.

O que você precisa

  • Tábua de pinho de 5 cm por 10 cm por 2,40 m
  • Serra de mesa ou circular
  • Régua de 1,50 m
  • Lixa
  • Furadeira
  • Broca de 11 mm
  • 3 barras roscadas de aço de 9 mm de diâmetro por 1,50 m de comprimento
  • 6 porcas e arruelas de 9 mm
  • 6 porcas borboletas de 9 mm
  • 6 arruelas adicionais do mesmo tamanho
  • 4 estacas pesadas de plástico para barraca
  • Barbante grosso

Recursos

Loading ...
Loading ...