Como construir um genuflexório para suas preces

•••

Um genuflexório é uma peça de mobília que tem uma pequena prateleira para livros e uma parte de madeira ou parte acolchoada para se ajoelhar. Há um suporte no topo para descansar os braços e também uma inclinação ou borda para apoiar um livro.

Construindo um genuflexório

Passo 1

Escolha a madeira. Verifique os tipos de pranchas disponíveis e escolha algo que você goste - carvalho, bordo, cerejeira, amieiro, jambolão, bétula ou pecã.

Passo 2

Se você não tiver o tipo certo de serrote, pode pedir na madeireira os cortes de madeira que precisa. Essas lojas fazem esse serviço por um pequeno valor adicional.

Passo 3

Após obter os dois lados do genuflexório, escolha o revestimento de acordo com o padrão que lhe agrade, pois a madeira interna da peça não fica à mostra. Faça um molde com um pedaço de papel e use-o no lado interno de cada um dos lados para marcar onde irão os encaixes das juntas. É importante virar o molde para que os dois lados da peça fiquem idênticos. Corte as juntas de encaixe com profundidade de 2,5 cm usando uma fresa, um martelo e uma talhadeira, ou serrando cortes repetidos até você obter o tamanho exato para sustentar o suporte para a prateleira de livros. Você pode sempre aumentar o tamanho de um corte, mas nunca diminuí-lo. Meça duas ou três vezes e corte apenas uma vez.

Passo 4

Após cortar os encaixes das juntas com a fresa, faça juntas sobrepostas onde os lados do genuflexório se fixam a duas corrediças. Faça as juntas sobrepostas de forma que a corrediça fique na parte interna da junta e o revestimento dos lados cubra desde a parte de cima até a parte de baixo da peça.

Passo 5

NA/AbleStock.com/Getty Images

Faça um corte de 5 cm de profundidade e de 30 cm de comprimento em cada corrediça para encaixar o local onde se ajoelha, com 7,5 cm a partir da extremidade. Coloque cola e grampeie o genuflexório para montá-lo. Deixe secar durante uma noite.

Passo 6

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Encaixe as prateleiras nas fendas nos lados do genuflexório, fixando-as com cola, e grampeie usando uma morsa para manter as peças no lugar. Use uma marreta de borracha para fixar os grampos no local.

Passo 7

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Cole os lados das corrediças e grampeie. Parafuse começando a perfuração no lado de dentro das corrediças e use 3 parafusos de madeira em cada corrediça para que a estrutura fique firme.

Passo 8

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Você pode passar óleo ou usar o acabamento que desejar.

Mais recentes

×