×
Loading ...

Como construir uma torre de canudos na aula de ciências

Construir uma torre com canudos parece muito fácil; e é, até que se considere o quão frágeis eles são. Se seu professor de ciências o desafiou a construir uma torre de canudos que fique em pé, há alguns truques para manter em mente.

Instruções

Você pode usar canudos frágeis para criar torres fortes que não cairão (straw image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Arrume três canudos para que formem um triângulo. Faça a mesma coisa com dois conjuntos de três outros canudos em cada.

    Loading...
  2. Arrume os três triângulos para que façam um trapézio isósceles, colocando dois deles próximos e um de ponta cabeça entre eles.

  3. Separe as duas dobras de um clipe de papel (a de dentro e a de fora), dobrando-a para fora. Mantenha as duas intactos.

  4. Conecte dois canudos, enfiando o laço do clipe em uma ponta do primeiro e o outro na ponta do segundo. Dobre o clipe para que o canudo permaneça no mesmo ângulo.

  5. Continue usando clipes adicionais para conectar os canudos na forma de trapézios.

  6. Faça o segundo trapézio, repetindo os passos de 1 a 5.

  7. Conecte os dois trapézios com dois canudos paralelos. Um deve conectar a base dos trapézios e o outro o topo. Isso formará a base da torre de canudos.

  8. Repita esse procedimento usando dois quadrados (feitos de dois triângulos cada) presos no topo dos trapézios. Então, conecte os topos dos quadrados com um canudo cada.

  9. Repita o passo 8 até que a torre alcance a altura desejada.

Loading...

Dicas

  • Se os canudos tiverem uma parte que dobre fácil, corte-a antes de construir a torre.

Aviso

  • Não use fita adesiva ou outros meios de conectar os canudos. O clipe de papel é mais rígido e dá mais apoio à estrutura.

O que você precisa

  • Canudos
  • Tesoura
  • Clipe de papel

Referências

Loading ...
Loading ...