Como convencer alguém de que você não quer ir a algum lugar

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Pode ser extremamente frustrante quando um amigo ou colega de trabalho insiste para você ir a algum lugar ao qual preferiria não ir, não importa se é um evento social ou de trabalho. Muitas vezes, não é que seu amigo esteja sendo teimoso, mas é mais provável que ele não entenda sua objeção. Reconhecer como seu amigo pensa e falar com ele de uma forma que ele compreenda pode ajudar a convencê-lo de que você realmente não quer ir ao evento em questão.
Step 1
Mantenha a calma. Ficar com raiva ou irritado tornará a comunicação com seu amigo ainda mais difícil e pode fazer com que os ânimos se exaltem e sobrepujem a razão. Isso pode causar uma rusga em sua amizade ou relação de trabalho. Fale em um tom suave e tranquilo e nunca levante a voz.
Step 2
Exponha seu motivo com clareza. Seja específico quanto à razão pela qual você não quer ir. Não dê espaço para mal-entendidos fazendo com que seu amigo leia nas entrelinhas.
Step 3
Entenda a defesa ou razões pelas quais seu amigo quer que você vá. Quando tiver uma compreensão clara de como ele pensa, poderá responder a cada argumento, um a um. Aborde cada questão que seu amigo expuser em vez de tentar focar a discussão em uma razão maior. Muitas vezes você pode eliminar o argumento principal enquanto aborda as razões e questões menores.
Step 4
Trate de cada novo argumento à medida que eles forem aparecendo durante a conversa. Se seu amigo sentir que está perdendo a batalha e que você realmente não irá, ele poderá forçar a barra e arrumar mais argumentos. Novamente, continue calmo, ouça o que ele tem a dizer e então aborde cada questão apresentada.
Step 5
Apresente qualquer evidência que ajudará você a explicar que não quer ir. Você pode ter que acordar cedo no dia seguinte ou ter um prazo a cumprir e precisa ficar trabalhando. Seu amigo pode não estar ciente de suas responsabilidades.
Step 6
Repita sua situação várias vezes. Com frequência, as pessoas não escutam o que as outras estão dizendo na primeira ou segunda vez que se diz. Pode ser preciso dizer a mesma coisa três ou quatro vezes antes que seus comentários sejam registrados pelo cérebro da pessoa. Seu amigo pode estar tão focado em defender o ponto de vista dele que não escuta você. Repetir sua defesa pode ajudar a penetrá-la na mente de seu amigo.
Mais Artigos
Sobre o Autor
Beth Rifkin has been writing health- and fitness-related articles since 2005. Her bylines include "Tennis Life," "Ms. Fitness," "Triathlon Magazine," "Inside Tennis" and others. She holds a Bachelor of Business Administration from Temple University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images