Como apresentar formalmente uma carta de reclamação contra um colega de trabalho

••• Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images

Ninguém deseja conflitos no local de trabalho, mas, infelizmente, as situações às vezes crescem de tal forma que não podem ser resolvidas amigavelmente, forçando-lhe a fazer uma carta de reclamação contra seu colega de trabalho para poder resolver o problema. A natureza da sua queixa determinará a quem você deve relatá-la. Pode ser que a apresente a seu gerente ou ao departamento de recursos humanos, ao conselho profissional ou ao sindicato. Caso a reclamação seja pessoal ou pequena, é melhor tentar resolver o problema entre você e seu colega. Caso isto não seja possível, o primeiro passo seria reportar o problema ao gerente. Reclamações sobre assédio, conduta ilegal ou que cause prejuízo ao outros devem ser relatadas imediatamente.

Passo 1

Fale diretamente com seu gerente ou com o departamento de recursos humanos a respeito desses problemas com um colega de trabalho. Explique a natureza exata da sua reclamação. Quando for explicar a situação, seja verdadeiro e não deixe que as emoções ditem o tom da conversa. Cite casos específicos que tenham acontecido mesmo que você esteja reclamando sobre hábitos pessoais, desempenho, assédio, atividades ilícitas ou qualquer outra informação que seja relevante para a situação em si. A política de comportamento da empresa é que determinará o próximo passo, caso o gerente não seja capaz de resolver tal questão.

Passo 2

Prepare uma carta para iniciar sua queixa. Escreve uma carta breve e direta ao ponto específico da situação e/ou do problema. Submeta também qualquer outra documentação que sustente sua queixa, como, por exemplo, registros telefônicos, mensagens, e-mails e memorandos.

Passo 3

Contate seu conselho profissional ou sindicato se necessário. Caso a questão em si não possa ser resolvida na empresa ou seja de natureza severa, você poderá apresentar a queixa com seu sindicato ou apresentar uma queixa formal com o conselho que rege sua profissão, como, por exemplo, o conselho de enfermagem.

Mais recentes

×