Como converter AWG para mm com a medida de um fio quadrado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O sistema American Wire Gauge (AWG) ou escala americana normalizada, baseia-se na área da seção transversal de um fio circular, permitindo com que eletricistas e engenheiros calculem rapidamente a resistência e capacidade relativa de um medidor em frente a outro. No entanto, pelo fato que pi (um número irracional) é usado para calcular a área de um círculo pelo seu diâmetro, existe um grau de imprecisão inerente nestes resultados. Para resolver o dilema do pi, alguns fabricantes na Europa começaram a produzir fios com uma seção quadrada. Já que talvez não haja uma maneira para conciliar completamente esses dois padrões de precisão, você pode usar a aritmética para mapear o sistema AWG para o sistema de medidas métricas quadradas com uma precisão razoável.

Passo 1

Determine a área da seção transversal do tamanho AWG em questão. Para uma tabela completa dos tamanhos AWG e suas respectivas áreas, visite: engineeringtoolbox.com/awg-wire-gauge-d_731.html. As unidades usadas nessa tabela são milímetros quadrados.

Passo 2

Entre com a área na sua calculadora e pressione a tecla de raiz quadrada (muitas vezes denominada como "sqrt" ou com o desenho do símbolo de raiz quadrada).

Passo 3

Arredonde o resultado para o mais próximo de um décimo de milímetro. Por exemplo, se o resultado for 2,034 milímetros, arredonde para 2 mm. Se o resultador for 4,568 mm, arredonde para 4,6mm.

Mais recentes

×