Como converter AWG para mm com a medida de um fio quadrado
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O sistema American Wire Gauge (AWG) ou escala americana normalizada, baseia-se na área da seção transversal de um fio circular, permitindo com que eletricistas e engenheiros calculem rapidamente a resistência e capacidade relativa de um medidor em frente a outro. No entanto, pelo fato que pi (um número irracional) é usado para calcular a área de um círculo pelo seu diâmetro, existe um grau de imprecisão inerente nestes resultados. Para resolver o dilema do pi, alguns fabricantes na Europa começaram a produzir fios com uma seção quadrada. Já que talvez não haja uma maneira para conciliar completamente esses dois padrões de precisão, você pode usar a aritmética para mapear o sistema AWG para o sistema de medidas métricas quadradas com uma precisão razoável.
Step 1
Determine a área da seção transversal do tamanho AWG em questão. Para uma tabela completa dos tamanhos AWG e suas respectivas áreas, visite: engineeringtoolbox.com/awg-wire-gauge-d_731.html. As unidades usadas nessa tabela são milímetros quadrados.
Step 2
Entre com a área na sua calculadora e pressione a tecla de raiz quadrada (muitas vezes denominada como "sqrt" ou com o desenho do símbolo de raiz quadrada).
Step 3
Arredonde o resultado para o mais próximo de um décimo de milímetro. Por exemplo, se o resultado for 2,034 milímetros, arredonde para 2 mm. Se o resultador for 4,568 mm, arredonde para 4,6mm.
Dica
- Enquanto alguns fabricantes de fios podem fabricar tamanhos personalizados de fio quadrado (por um preço remunerado), o intervalo padrão é entre 0,015 e 0,125 de polegada (0,145 e 10,08 milímetros quadrados, respectivamente). Esse intervalo das áreas de seções transversais correlaciona-se com o intervalo de tamanhos AWG entre 7 e 25.
Sobre o Autor
A Chicago-based copywriter, Andy Pasquesi has extensive experience writing for automotive (BMW, MINI Cooper, Harley-Davidson), financial services (Ivy Funds, William Blair, T. Rowe Price, CME Group), healthcare (Abbott) and consumer goods (Sony, Motorola, Knoll) clients. He holds a Bachelor of Arts in English from Harvard University but does not care for the Oxford comma.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images