Como converter uma fotografia para serigrafia
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Muitas fotografias podem ser convertidas em um formato que permite serem serigrafadas. As melhores fotografias para serigrafia terão uma forte composição e um alto contraste e podem ser convertidas em arquivo digital, se já não estiverem como tal. Prepare a fotografia para a serigrafia, normalmente chamada de "impressão serigráfica". Ela será convertida em uma série de pontos pequenos chamados de "pontos de meio-tom", para o processo de impressão. Fotografias em preto e branco ou coloridas podem ser serigrafadas, porém é muito mais fácil trabalhar com as de preto e branco.
Step 1
Escolha uma fotografia para fazer a serigrafia. A fotografia ideal deve possuir composição forte e áreas de alto contraste. Uma composição forte dá destaque a um traço distinto, que é lido instantaneamente. Fotos com alto contraste possuem cores fortes ou áreas claras e escuras facilmente visualizadas. A fotografia pode ser colorida ou em preto e branco. Tente trabalhar com uma fotografia em preto e branco primeiro para dominar a técnica. Fotos coloridas podem ser convertidas para uma escala de cinza (preto e branco) no Adobe Photoshop, pelo menu "Imagem". Escolha "Modo" e clique em "Tons de cinza".
Step 2
Se a foto estiver em papel, faça a conversão para um arquivo digital. Digitalize a foto no Adobe Photoshop em escala de cinza ou colorida. Salve a resolução do arquivo como 200 por 300 pixels por polegada. Clique no menu "Editar" e selecione "Configurações de cores". Configure o ganho de pontos para 30%.
Step 3
Imprima a foto como um filme positivo em uma folha de papel vegetal. Um filme positivo é uma foto impressa em uma folha de papel usada para expor a imagem em uma moldura serigráfica. Use uma impressora a laser ao invés de uma a tinta, sendo que impressoras a tinta não conseguem imprimir pontos de meio-tom. Pressione "Ctrl" e "P" no teclado para imprimir ou vá em "Arquivo" e selecione "Imprimir". Clique em "Quadro", na caixa de diálogo de impressão. Remova a seleção da caixa "Use o quadro padrão da impressora". Digite "55" na caixa "Frequência". Selecione o menu suspenso "Formato redondo" e clique em "OK". Clique em imprimir na caixa de diálogo.
Step 4
Coloque a matriz serigráfica revestida com emulsão de foto virado para baixo sobre um pedaço de espuma de borracha grossa que se encaixa dentro da tela. Coloque o filme positivo virado para baixo e sobre a matriz serigráfica revestida com emulsão. Cubra o filme positivo e a tela com um pedaço de vidro com espessura de 6,35 mm. Pendure a lâmpada de haleto 50 cm acima da moldura e ligue-a por dez minutos. Verifique as instruções da emulsão fotográfica para saber o tempo recomendado de exposição. Revele a imagem com spray de água quente, em um ambiente escuro. Obscureça a matriz serigráfica com papel de jornal e deixe-a secar. Ela está pronta para a impressão serigráfica.
Dica
- É possível usar outros softwares além do Adobe Photoshop para converter fotografias em serigrafia, como o Corel Draw e Openoffice.org Draw. Execute as mesmas tarefas, configurando o ganho de pontos para 30% e a frequência dos pontos de meio-tom para 55 linhas por polegada. Imprima a foto em uma folha vegetal em uma impressora a laser para criar um filme positivo.
Advertência
- Fotografias coloridas também podem ser impressas com serigrafia. Quatro filmes positivos devem ser impressos, juntamente com quatro serigrafias, uma para amarelo, outra para ciano, uma para magenta e uma para preto. As quatro cores devem ser impressas em boas condições para recriar a fotografia. Essa é uma técnica avançada de serigrafia.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images