Como converter pKa em Ka

A relação entre pKa e Ka é logarítimica

logarithmic scale image by Alexandr Potapov from Fotolia.com

Exercícios de laboratório e problemas de química muitas vezes envolvem o estudo das propriedades de ácidos e bases. A constante de dissociação de um ácido ou base, Ka, descreve a facilidade com que pode ser dissociado um composto iônico complexo em íons simples. Como os valores Ka são bem menores que 1, os valores de pKa são mais tipicamente usados pela facilidade de notação. Já que pKa é definido como o logaritmo negativo de Ka, converter pKa em Ka é muito simples.

Step 1

Escreva a relação entre pKa e Ka. De acordo com o site "Chem Tutor", isso é expresso pela equação: pKa = -log(Ka). O logaritmo do número em parênteses - Ka - é o expoente da potência que o número 10 é elevado para dar aquele número. Por exemplo, log(1000)=3, porque 10³=1000. Se o número em parênteses for menor que 1, como sempre é nos valores de Ka, o logaritmo é negativo. Por exemplo, log(0,001)=-3, porque 10 elevado a "-3" é 0,001.

Step 2

Resolva a equação para Ka. Resolver a equação envolve isolar a variável desejada, Ka, de um lado do sinal de igual. Dado que a relação entre Ka e pKa é definido logaritmicamente, podemos reescrever a equação do passo anterior como Ka = 10 ^ - (pKa).

Step 3

Ache Ka. Substitua o valor conhecido de pKa na equação do passo anterior. Por exemplo, pKa=3,26 , então Ka=10^-3,26.

eHow Brasil
×