Como converter uma tomada de 220V para 110V

••• electrical outlet image by Mat Hayward from Fotolia.com

Alterar uma tomada de 220 volts para 110 volts envolve a instalação de novas caixas, disjuntores e cabos elétricos. O cabo de 110 volts terá apenas três fios, ao contrário dos quatro do de 220 volts. Convertê-la irá permitir que você utilize seus dispositivos domésticos mais comuns, tais como ventiladores, luzes e aparelhos eletrônicos. Não deixe de consultar um eletricista licenciado antes de iniciar qualquer projeto elétrico.

Passo 1

Desligue o disjuntor principal, no painel elétrico da sua residência. Solte os parafusos nos cantos dele, removendo-o.

Passo 2

Localize a tomada de 220 volts a ser mudada. Remova os parafusos que prendem a tampa dela. Solte os parafusos que prendem a fiação e a tomada à parede, e remova ambas. Corte os fios próximos à parede e empurre qualquer fio extra para dentro dela.

Passo 3

Segure a nova caixa de tomada contra a parede, onde a saída anterior foi montada, e trace o contorno na parede. Cuidadosamente corte um buraco ao longo desse contorno, grande o suficiente para a caixa poder deslizar para o seu interior.

Passo 4

Faça um buraco de 2,5 cm (do sótão ou laje, no caso de um prédio) na parte superior do tampão, para permitir acesso ao interior do fosso. Faça o furo diretamente sobre o local de saída. Desça a fita passa fio pela parede e peça para um assistente puxá-la para fora da cavidade da futura tomada. Conecte uma extremidade do cabo novo (de 110 V) à passa fio, usando a fita isolante. Puxe o cabo pela parede até que sobrem apenas 20 centímetros para fora dela.

Passo 5

Empurre a extremidade do cabo do Passo 4 ao longo de um furo preexistente no painel elétrico. Use um buraco por onde os outros cabos elétricos da casa passam. Peça a um assistente para puxar o cabo para fora do painel, conforme você o desce pela parede. Deixe 46 cm para fora do painel e não corte qualquer cabo extra.

Passo 6

Desencape 25 centímetros da extremidade do cabo (deixando os fios à mostra) no painel e 10 centímetros na saída (da tomada). Desencape também 2,5 cm de cada fio isolado dentro do cabo, em ambas as extremidades.

Passo 7

Abra um dos buracos na parte de trás da caixa de tomada. Passe o cabo através dele para fora da caixa. Insira a caixa dentro do buraco, que foi cortado anteriormente. Fixe-a na parede, usando os parafusos para apertá-la.

Passo 8

Ligue os fios na tomada, apertando cada parafuso sobre os fios. Conecte o fio preto ao parafuso bronze, o fio branco ao parafuso prata e o fio desencapado ao parafuso verde. Alinhe os orifícios da tomada com os furos na caixa elétrica e insira um parafuso em cada uma delas, apertando-os. Firme um parafuso no orifício central da tampa da tomada e aperte-o para fixá-lo.

Passo 9

Localize o disjuntor de 220 volts no painel elétrico, que está conectado à tomada sendo substituída.

Passo 10

Solte e remova os fios preto e vermelho do disjuntor, o fio branco do barramento neutro e o fio desencapado do terra. Corte o cabo o mais próximo que puder, onde ele entra no painel. Desligue o disjuntor de 220 volts e rotule-o como "fora de uso".

Passo 11

Encaixe o interruptor de 110 volts em um compartimento aberto, empurre os dois grampos em forma de U sobre os pinos dentro dele, até ouvir um clique.

Passo 12

Conecte a nova fiação ao novo disjuntor. Ligue o fio preto sob o parafuso de bronze no disjuntor, o fio branco ao barramento neutro e o fio desencapado ao aterramento, apertando cada parafuso sobre os fios.

Passo 13

Recoloque a tampa do painel e insira um parafuso em cada furo, apertando-os. Ligue novamente o interruptor principal e coloque o novo disjuntor na posição de ligado. Plugue uma luz à nova tomada, para testá-la.

Mais recentes

×