Como mudar a polaridade de um ímã
paper-clips image by Ivonne Wierink from Fotolia.com
Todo ímã possui um polo norte e um sul. Se você segurar dois ímãs próximos uns dos outros, eles se atraem e se repelem, dependendo do alinhamento dos polos. As extremidades magnéticas iguais se repelem e as diferentes se atraem (veja a seção Referências 1). Essas características podem parecer imutáveis, mas em determinadas circunstâncias, elas podem ser alteradas. De acordo com o British Geological Survey, um centro de geociência para pesquisa e monitoramento no Reino Unido, acredita-se que até mesmo os polos magnéticos do planeta Terra se alternam a cada milhão de anos ou mais (veja a seção Referências 2). Dependendo do tipo, é possível mudar a polaridade de um ímã utilizando técnicas e equipamentos simples.
Eletroímãs
Step 1
Vire o interruptor para desligar a energia do eletroímã. Com esse tipo de componente, o campo magnético só funciona quando uma corrente elétrica flui através dele (veja Referências 3).
Step 2
Encontre os dois fios que estão presos no eletroímã.
Step 3
Solte os fios dos terminais no eletroímã, usando um alicate ou uma chave de fenda.
Step 4
Usando um alicate ou uma chave de fenda, reconecte cada fio no terminal oposto de sua posição original (veja a seção Referências 3).
Step 5
Gire o interruptor para ligar o eletroímã. Os polos estarão invertidos.
Ímãs de barra
Step 1
Se ainda não estiverem marcados, use o giz para marcar os polos do ímã de barra para que possam ser facilmente identificados. Para isso, aproxime o ímãs uns dos outros e escreva a letra "A" nas extremidades nas quais eles se atraem e "R" onde eles se repelem.
Step 2
Com a ajuda do alicate, enrole o fio de cobre firmemente em torno do tubo de papelão para criar uma bobina. Deixe bastante fio livre em cada extremidade da bobina para que possam ser conectadas a uma bateria. Remova o tubo de papelão deixando a bobina cilíndrica de arame que, às vezes, é chamada de "solenoide". (Veja a seção Referências 4)
Step 3
Coloque o ímã que deseja mudar dentro da bobina, que deve ter o comprimento exato da barra. Coloque-a sobre uma superfície resistente ao calor, como uma placa de pedra. Conecte a extremidade livre de cada fio no terminal positivo ou negativo da bateria. Uma corrente elétrica fluirá através da bobina, gerando um campo magnético que poderá influenciar o alinhamento das partículas no interior do ímã (veja a seção Referências 4). Deixe que apenas um curto pulso de energia flua através da bobina, antes de desconectá-la da bateria ou antes que o calor resultante derreta-a (veja a seção Referências 5).
Step 4
Segure a segunda barra perto dos polos do ímã na bobina. Se a polaridade tiver mudado, as extremidades opostas agora irão se atrair e se repelir. Se isso não acontecer, tire-o de dentro da bobina, vire-o e coloque-o novamente, de forma que agora fique na direção oposta à que estava anteriormente. Reconecte a bobina na bateria e deixe um pulso de energia fluir por ela. Desconecte a fonte de energia e teste o ímã com a segunda barra magnética novamente. Você verá que os polos mudaram de posição (veja as seções Referências 4 e Referências 5).
Step 5
Dependendo da força original do ímã, será necessário vários pulsos de energia para que seus polos se invertam permanentemente. Aplique-os em uma quantidade e duração que sejam suficientes para atingir um resultado satisfatório (veja as seções Referências 4 e Referências 5).
Referências
- Center For Science Education, UC Space Sciences Laboratory, Berkley: explorando os ímãs [em inglês]
- British Geological Survey: Reverso magnético [em inglês]
- University of Illinois, Urbana-Champaign (UIUC) Department of Physics, Ask the Van: Controlando os polos de um ímã [em inglês]
- Coolmagnetman: Conceitos básicos sobre ímãs [em inglês]
- University of Illinois, Urbana-Champaign (UIUC) Department of Physics, Ask the Van: Fazendo ímãs [em inglês]
Recursos
Dica
- Uma maneira muito simples de "mudar" os polos de uma barra de ímã é girá-la fisicamente em 180º, para que suas duas extremidades apontem na direção oposta à posição inicial.
Advertência
- Nunca deixe um solenoide ou cilindro de fio sem vigilância quando ele estiver conectado a uma fonte de alimentação. A bobina pode ficar muito quente e criar um risco de incêndio.
Sobre o Autor
British writer Martin Malcolm specializes in children's nonfiction. His books include "A Giant in Ancient Egypt" and "Poetry By Numbers." His schoolkids' campaign for the Red Cross won the 2008 Charity Award. A qualified teacher, he has written for the BBC and MTV. He holds a Master of Arts in English from the University of London.
Créditos Fotográficos
paper-clips image by Ivonne Wierink from Fotolia.com