Como cortar pedras pequenas sem eqipamentos para lapidação

Um martelo e um formão são ferramentas ainda populares para o corte de pedras

cold chisel image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

O corte de rochas começou muito antes de equipamentos de lapidação existirem. Hoje em dia, você ainda pode cortar muito tipos de rocha usando um simples martelo em um formão, essas ferramentas são escolhidas por artistas que as usam para esculpir pedras. Você pode utilizar outros equipamentos, como lixas para dar acabamento e alisar rochas, dando a elas uma aparência polida. Com estas ferramentas, você pode realizar muitos projetos usando pedras, inclusive criar itens de decoração, fazer objetos com formas geométricas ou artesanatos.

Trabalhe sobre sobre uma superfície resistente e plana

Step 1

Use martelo e formão

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Coloque a amostra de pedra sobre uma superfície resistente e plana. Se necessário, prenda a pedra à superfície usando uma trava de fixação para evitar que ela escorregue.

Step 2

Use equipamento de proteção

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Faça linhas na pedra usando um pedaço de giz indicando onde deseja cortar. Marque a pedra ao longo de sua marcação usando o formão. Use óculos de proteção, máscara e luvas para realizar esta tarefa.

Step 3

Corte a pedra posicionando o formão ao longo das marcas

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Corte a pedra posicionando o formão ao longo das marcas e batendo o formão com o martelo. Continue o procedimento até você fazer todos os cortes na pedra.

Step 4

O granito é uma rocha muito dura

NA/AbleStock.com/Getty Images

Alise as bordas da pedra usando uma lixa. Ajuste a abrasividade da lixa de acordo com seu tipo de pedra. Para rochas mais macias, com o mármore ou o calcário, você pode usar uma abrasividade menor do que a que usaria para uma pedra mais dura, como o granito.

×