Como remover a laminação de fórmica em paredes
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As lâminas de fórmica podem ser difíceis de serem removidas se além de pregadas, também estiverem coladas à madeira. Nesse caso, você irá danificar levemente a drywall ao remover as lâminas, mas esse dano pode ser facilmente reparado através da utilização de massa corrida para paredes drywall. Algumas ferramentas de mão básicas são necessárias para a remoção da fórmica.
Removendo a placa de fórmica
Step 1
Remova os rodapés, pois é provável que tenham sido instalados sobre a fórmica. Utilize a barra plana e o martelo para removê-los, colocando a ponta da barra sobre o topo do rodapé e batendo nela com o martelo. O rodapé irá descolar conforme a barra for sendo inserida por trás dele. Continue com o processo ao longo de todo o rodapé.
Step 2
Remova os acabamentos de plástico. As lâminas possuem acabamentos para cobrir o local onde elas se encontram. Posicione sua espátula em uma das extremidades do acabamento e acerte seu cabo com o martelo, fazendo com que o acabamento se solte. Continue com o processo em toda a extensão do acabamento, repetindo-o em todos os acabamentos de plástico.
Step 3
Comece a remover a fórmica a partir da costura, que é o local onde duas lâminas se encontram. Posicione sua barra na extremidade da lâminas e utilize o martelo para acertar a outra extremidade da barra. A fórmica irá começar a soltar enquanto a barra desliza sobre ela. Após soltar a extremidade da lâmina de fórmica, remova-a com utilizando as mãos.
Step 4
Continue com esse processo ao longo das lâminas, lembrando que podem haver pregos nos cantos e no centro da superfície. Quando uma extremidade estiver solta, deslize a barra por baixo da lâmina para soltá-la completamente. Continue com o processo até chegar à extremidade oposta e remova a lâmina da parede.
Step 5
Utilize a espátula e o martelo se a lâmina tiver sido colada à parede. Posicione a espátula no local onde duas lâminas se encontram. Em seguida, utilize o martelo para acertar o cabo da espátula, fazendo com que ela deslize sobre a lâmina e atravesse a cola ao mesmo tempo. Repita o processo ao longo da costura.
Step 6
Puxe a lâmina de fórmica quando sua extremidade estiver solta. Utilize a espátula e o martelo para atravessar a cola em locais onde ela foi utilizada para prender o centro da lâmina. Continue com o processo até que seja possível removê-la da parede.
Mais Artigos
Como remover cimento cola de uma parede→
Como remover a cola deixada na parede após a remoção de um painel de cortiça→
Como retirar a telha asfáltica adesiva de uma superfície de concreto→
Como reparar bolhas em fórmica→
Como remover a argamassa de paredes depois da remoção de azulejos →
Como pendurar uma TV Panasonic de tela plana na parede→
Dica
- É possível que você cause algum dano à drywall se a fórmica tiver sido instalada com cola, portanto utilize lixas para alisar os buracos que possam ter sido criados durante a remoção. Em seguida, utilize massa corrida para preencher os buracos e deixe secar durante a noite. No dia seguinte, lixe os locais onde você aplicou massa corrida até que os remendos estejam lisos.
Sobre o Autor
Based in Oklahoma City, Debbie Tolle has been working in the home-improvement industry since 2001 and writing since 1998. Tolle holds a Master of Science in psychology from Eastern Illinois University and is also a Cisco-certified network associate (CCNA) and a Microsoft-certified systems engineer (MCSE).
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images