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Como ser tão flexível quanto um ginasta

Alongamentos são a chave para a flexibilidade. Mesmo que algumas pessoas sejam mais flexíveis que outras, todos podem melhorar sua flexibilidade se estiverem dispostos a dedicar-se a um regime regular de alongamentos.

Instruções

Melhore sua flexibilidade com alongamento diários (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Adicione alongamentos ao seu dia. Mesmo que não seja necessário alongar cada parte do corpo todos os dias, você deve trabalhar alongamentos pelo menos cinco minutos por dia. Divida o corpo em partes, como coxas, tornozelos e quadríceps na segunda, quarta e sexta-feira, e peitoral, costas e braços terça, quinta e sábado.

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  2. Alongue os músculos depois de se aquecer. Se você se alongar no final do dia, pode já estar adequadamente aquecido, mas, se o fizer logo de manhã, é importante fazer mais ou menos dez minutos de exercícios cardiorrespiratórios leves antes de começar a se alongar. Não é bom alongá-los sem o aquecimento, pois pode ocasionar lesões nos músculos.

  3. Seja persistente e paciente. Leva-se algum tempo para ver algum progresso ao começar um programa de alongamento. Alongar-se ocasionalmente é um dos erros mais comuns cometidos por aqueles que desejam melhorar sua flexibilidade. Alongue-se constantemente e seja paciente, pois assim o seu esforço será recompensado.

  4. Não pule partes do corpo que não pareçam responder bem ao treinamento. É mais satisfatório alongar grupos musculares responsivos do que aqueles que não reajam tão bem aos estímulos. Se notar a flexibilidade das coxas melhorando dramaticamente após algumas sessões de alongamento, mas ainda estiver sofrendo com cãibras na perna ao alongar os tornozelos, pode ser bem tentador pular o exercício de tornozelos. Mesmo que não seja necessário trabalhar mais essas partes, deve-se continuar a alongá-las tanto quanto os músculos mais responsivos.

  5. Relaxe ao segurar a posição no alongamento. Não pule, tensione ou prenda o fôlego. Mantenha o músculo alongado por pelo menos dez segundos, e até um minuto, para tirar o máximo de proveito do alongamento.

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Dicas

  • O maior auxílio no aumento da flexibilidade é o tempo. Como o progresso pode ser lento, comprometa-se a se alongar por um período de tempo, como seis semanas, e avalie os resultados ao final delas.

Aviso

  • Quicar durante os alongamentos ou pedir a alguém para forçar seu alongamento não aumenta a flexibilidade, mas pode ocasionar lesões.

O que você precisa

  • Tapete de exercício ou toalha
  • Faixas para alongamento (opcional)

Recursos

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