×
Loading ...

Cortinas térmicas ou persianas são melhores no controle da temperatura de um ambiente?

De modo geral, as cortinas térmicas ajudam a controlar a temperatura de um espaço, mais que as persianas. Mas o principal fator é a habilidade de isolamento desse acessório. Existem formas de se fazer com que as persianas verticais sejam mais isolantes.

Impeça que o calor saia pelas janelas (window image by aldaer from Fotolia.com)

Como o isolamento funciona

O ar é um bom isolante. Se existe uma camada deste presa entre duas de tecido ou vinil, ele proporcionará um isolamento melhor que apenas uma do mesmo pano. Por causa disso, qualquer tipo de acessório que possua mais de um nível será um isolante melhor que aqueles de camadas únicas. Obviamente, mais que duas camadas é ainda melhor.

Loading...

O valor R: a medida do isolamento

O valor R se refere à habilidade de um objeto resistir ao fluxo de calor. Quanto maior, mais isolante o item é. O isolamento posto nas paredes ou no teto, provavelmente, possui um valor R acima de 40. Os acessórios de janela podem ter um valor de 0 a 5, apesar de que nem todos têm uma classificação desse valor.

O que faz da persiana um bom isolante

Duas características podem influenciar o valor R de uma persiana. Primeiro, mais camadas significa mais capacidade de isolamento. As persianas verticais feitas de PVC ou de uma única camada de tecido não isolará tão bem quanto as que possuam um espaço no meio que contenha ar. Em segundo lugar, fica a firmeza com que as persianas se encaixam na janela. Desde que as lâminas dela sejam feitas para girar, precisa-se de espaço para isso. As mais amplas precisarão ser montadas distantes da moldura da janela e, por consequência, deixando um espaço maior quando fechada. As persianas verticais podem ter um valor de R que alcance 4.

O que faz da cortina um bom isolante

Assim como nas persianas, o número de camadas e a qualidade do tecido que a cortina térmica é feita afetará o valor de R. Esse tipo de acessório é feito de múltiplas camadas para que tal qualidade esteja presente, apesar de que as variedades individuais também terão uma gama de valores R. A forma como a cortina se encaixa ao redor da moldura da janela é uma outra variável. Qualquer espaço ao redor da borda diminuirá a habilidade da cortina de isolar de forma adequada, por isso, a melhor é aquela que se ajusta perfeitamente pelas laterais da janela. Cortinas podem ter um valor de R de 3 a 5.

Outros fatores

As janelas podem deixar o calor vazar, porque o ar passa por um vidro mal ajustado. A calafetação e vedação podem reduzir esse problema. As janelas com painéis duplos têm um valor isolante maior que aquelas de painéis únicos, devido à camada de ar existente. As cortinas isolantes (ou persianas) podem aumentar o valor de qualquer janela, mas não prevenirão entradas de correntes de ar.

O melhor uso para os acessórios de janelas

Seja com as cortinas ou persianas, o trabalho delas é o impedimento da transferência de temperatura. No inverno, seu desejo é que o calor interno não saia, mas que o sol continue aquecendo. Por isso, é melhor manter as cortinas ou persianas abertas em dias ensolarados e fechá-las à noite, evitando tal transferência térmica. Em dias muito frios, talvez seja melhor deixá-las fechadas o tempo todo, especialmente em janelas que fiquem viradas para a face norte. No verão, faça justamente o oposto. Feche as janelas durante o dia para manter o calor distante. Se não tiver ar condicionado, abra-as de noite para que o ar frio noturno entre.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...