Como criar uma análise de variância no Excel

Utilize o Excel 2010 para realizar os cálculos de análise de variância

Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images

Se você precisa determinar se as variações em um conjunto de resultados ocorrem por causa de uma mudança significativa nas variáveis ​​ou aleatoriamente, é necessário realizar uma análise de variância (ANOVA). Ela é utilizada quando há apenas uma variável afetando os resultados. Durante a execução de uma ANOVA é necessário, geralmente, uma série de cálculos complicados, e o Excel 2010 pode fazer todo o trabalho para você, utilizando a ferramenta ANOVA em "Ferramentas de análise".

Step 1

Abra o arquivo do Excel 2010 onde deseja criar a ANOVA simples. Digite os conjuntos de dados nas células do Excel. Separe-os por colunas, com a célula superior em cada coluna descrevendo o conjunto.

Step 2

Clique na aba "Arquivo", na parte superior da tela. Selecione "Opções", na lista que aparece no lado esquerdo da tela. Selecione "Suplementos", do lado esquerdo da janela que está sendo exibida. Clique em "Ir" na parte inferior da janela.

Step 3

Selecione a caixa de seleção ao lado de "Ferramentas de análise" e clique em "OK".

Step 4

Clique na aba "Dados", na parte superior da janela do Excel. Procure a seção "Análise" e clique no botão "Análise de dados". Clique em "Anova: Fator único", na janela flutuante, e selecione "OK".

Step 5

Coloque o cursor na opção "Intervalo de entrada" da caixa de texto. Clique e segure sobre a célula superior esquerda em seus conjuntos de dados. Arraste o mouse para a célula inferior direita e solte o botão. Se você incluiu os cabeçalhos no intervalo selecionado, clique em "Rótulos na primeira linha", na janela de texto da ANOVA.

Step 6

Clique em "Intervalo de saída" e depois coloque o cursor na caixa de texto próximo ao botão. Selecione a célula da planilha onde deseja que as informações da ANOVA fiquem. Clique em "OK" para criar uma análise de variável simples.

eHow Brasil
×