Como fazer um gráfico XY de linha simples no Excel 2007

••• laptop image by Angie Lingnau from Fotolia.com

O Microsoft Excel 2007 é um programa abrangente de planilha que não apenas armazena os dados, mas fornece tabelas e gráficos para representá-los graficamente. Para criar um gráfico de linha XY, você deve digitar os dados que deseja e formatar um gráfico de dispersão (XY). Uma dispersão é semelhante a um gráfico de linhas, exceto que é utilizada especificamente para comparar pares de valores (X por Y). Você pode então optar por criar uma linha para conectar os pontos dos dados.

Passo 1

Abra uma planilha em branco no Microsoft Excel 2007.

Passo 2

Na primeira célula, digite "X". Pressione "Tab" e digite "Y" na próxima célula. Estes serão os títulos das colunas para os dados X e Y.

Passo 3

Digite uma série de pontos de dados X na coluna sob o título "X". É uma boa ideia simplesmente colocar intervalos regulares de X para compensar o eixo horizontal. Por exemplo, insira todos os valores que variam de "-5" até "5" para exibir a linha através de um eixo negativo e positivo.

Passo 4

Calcule o valor de Y, que corresponde a cada valor de X. O formato da equação para um gráfico de linha é Y = MX + B, em que M é o curva da linha e B é o valor de intercepção no eixo Y. Se você tem uma equação linear, conecte os valores de X que você entrou na equação para calcular os valores de Y. Digite cada valor na coluna Y.

Passo 5

Selecione as células que você quer na tabela para fazer o gráfico.

Passo 6

Clique na guia "Inserir". No grupo "Gráficos", selecione o ícone "Dispersão".

Passo 7

Selecione "Dispersão com linhas suaves e marcadores". Isto irá exibir X por Y em um gráfico de linha que conecta os pontos de dados. O quadro será exibido na planilha.

Passo 8

Clique na aba "Design", que aparece em "Ferramentas de gráfico" quando você seleciona o gráfico. Se você quiser alterar o formato do gráfico, faça uma seleção em "Layouts de gráfico" e um estilo de linha em "Estilos de gráfico". Para formatar elementos individuais do gráfico, clique na guia "Formatar" e selecione o elemento que você deseja mudar, como "Título do gráfico" ou "Eixos".

Passo 9

Clique no botão principal do Office e selecione "Salvar" para salvar os dados e o gráfico que você fez.

Mais recentes

×