Como criar uma balança de justiça

scales image by dinostock from Fotolia.com

As balanças de justiça são um símbolo familiar que representa o "peso" dos dois lados de um argumento e a administração igual e imparcial da lei. A balança de justiça, ou balança de escala, é composta por uma viga horizontal que repousa sobre um ponto de pivô central, com plataformas suspensas em cada extremidade. Você pesa um objeto, colocando-o em uma plataforma e adicionando contrapesos pré-medidos sobre a outra plataforma. A trave de equilíbrio será nivelada quando os contrapesos pesarem o mesmo que o objeto que você estiver pesando. Você pode construir uma balança simples, utilizando utensílios domésticos.

Step 1

Trace dois círculos no papelão utilizando o vidro para um estêncil. Corte os círculos para criar as plataformas de equilíbrio. Use a ponta do lápis para fazer três furos perto da borda de cada círculo. Os furos devem ser uniformemente espaçados e separados para que formem um triângulo se você desenhou uma linha para conectá-los.

Step 2

Corte seis pedaços de corda, cada um com 20 centímetros de comprimento. Amarre um pequeno laço em uma extremidade de cada corda. Amarre a outra ponta da corda através de um buraco no papelão. Use a mesma quantidade de corda para cada nó para que as cordas permaneçam no mesmo comprimento. Agora você deve ter dois círculos de papelão com uma corda amarrada através de cada buraco, e um laço amarrado na outra extremidade da corda.

Step 3

Coloque as alças de um conjunto de cordas através de uma extremidade de um gancho em forma de S. Repita com as outras cordas e ganchos. Defina os ganchos em forma de S sobre as extremidades de uma régua. Agora você tem uma balança.

Step 4

Centralize a régua na parte de trás de uma cadeira de cozinha com as plataformas suspensas em cada extremidade. Ajuste a régua como necessário até que o feixe de equilíbrio seja horizontal. Experimente, colocando vários objetos nas plataformas para comparar os pesos.

×