Como criar um clube de futebol

Image Source/Photodisc/Getty Images

O futebol é considerado o esporte mais popular do mundo. Se você estiver montando um time de futebol no Brasil, não há escassez de jogadores. Mais de 11,2 milhões de pessoas, ou 5 por cento da população, joga futebol no Brasil, de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol CBF. No entanto o esforço muito maior está em construir um clube do que montar um time. Você precisa ter uma infraestrutura muito forte que visualize o longo prazo do futuro do clube. Também deve haver a promoção adequada e apoio financeiro para fazer um clube um marco na comunidade.

Step 1

Encontre jogadores. É muito bom possuir o conceito de um clube de futebol, mas você precisa de jogadores reais para torná-lo uma realidade. Anuncie em sua área e fale com escolas de ensino médio e treinadores de universidades. Se você tiver um time jovem, reúna-se com os pais.

Step 2

Forme um quadro de diretores. Você não pode ter todas as decisões tomadas por todos os integrantes do clube. Você precisa montar um quadro de diretores, que possuam uma visão para o futuro no clube, com poder de voto e que possam tomar decisões sem a anuência de todos os integrantes do clube.

Step 3

Promova o clube. Divulgue o seu clube para as pessoas fazendo publicidade em jogos e com a venda de roupas com o nome da sua equipe.

Step 4

Ganhe apoio financeiro. Não importa o nível, os clubes precisam de dinheiro para sobreviver. Contate os empresários locais para verificar se eles podem patrocinar o seu clube.

Step 5

Avalie a concorrência e oferecer algo que outro clube não pode. Talvez contrate um treinador de sucesso ou alugue um ginásio coberto, enquanto todos os outros treinam em campos abertos.

×