Homens acima dos 50 anos: como ganhar massa muscular

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A maioria dos homens ganham peso à medida que envelhecem. De acordo com o Johns Hopkins Medicine, uma razão comum para isso é a tendência de manter os mesmos hábitos alimentares, enquanto se torna cada vez menos ativo. Mas até mesmo os homens ativos com mais de 50 anos de idade tendem a engordar. Então, se você estiver com mais de 50, mas está abaixo do peso, pode haver razões para se preocupar, pois o baixo peso em qualquer idade pode contribuir para condições graves, tais como a osteoporose e a anemia. Além do mais, esta condição depois dos 50 anos pode aumentar o risco de pegar um resfriado ou uma gripe, comprometer o sistema imunológico e contribuir para uma má memória.

Passo 1

Agende uma consulta com seu médico. Discuta as suas preocupações a respeito de seu peso e não esqueça de contar sobre o seu nível de atividade física, hábitos alimentares e quaisquer medicamentos que esteja tomando, incluindo suplementos de ervas. Realize um exame físico completo. Seu médico irá procurar por quaisquer condições médicas que possam exigir tratamento específico.

Passo 2

Determine uma meta de peso adequado após a consulta. Planeje uma dieta saudável, que forneça cerca de 500 calorias a mais do que o exigido para o seu nível de atividade. Inclua alimentos de todas as categorias da pirâmide alimentar, mas com foco em vegetais frescos, frutas e grãos integrais.

Passo 3

Aumente o seu nível de atividade física. Converse com seu médico para garantir que você esteja saudável o suficiente para participar de alguns exercícios específicos. Inclua exercícios de levantamento de peso e anaeróbicos, a fim de aumentar a massa muscular, que pesa mais que a gordura.

Passo 4

Adicione lanches saudáveis e ricos em nutrientes, como queijo, amêndoas e granola, em sua alimentação diária. Converse com seu médico sobre a adição de suplementos vitamínicos para sua dieta.

Passo 5

Almeje o ganho de peso gradual de 450 g a 900 g por semana e mantenha um registro de seu progresso. Pese-se não mais do que uma vez por semana e use sempre a mesma balança.

Mais recentes

×