×
Loading ...

Como criar um cometa para projetos de ciências

Os cometas estão entre os mais fascinantes objetos astronômicos. Corpos pequenos e congelados que viajam pelo sistema solar em órbitas extremamente elípticas, os cometas que passam próximos à Terra oferecem uma apresentação celestial emocionante. Alguns cometas, como o Halley, são conhecidos por retornar regularmente, e os astrônomos os têm documentado por séculos. Outros cometas aparecem apenas uma vez e nunca retornam para a área próxima ao sol. Você pode criar um diagrama de uma órbita elíptica de um cometa como projeto de ciências para mostrar claramente sua forma.

Instruções

Como criar um cometa para projetos de ciências (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Use a régua para desenhar uma linha reta pelo meio da cartolina. Ela servirá como o eixo maior para a órbita de seu cometa.

    Loading...
  2. Coloque dois alfinetes na cartolina em dois pontos sobre a linha desenhada. Meça cuidadosamente e marque a distância entre eles. Estes serão os pontos focais da órbita de seu cometa. Designe um foco para o sol, enquanto o outro representará um espaço vazio.

  3. Amarre a corda em um laço, prendendo-o nos dois alfinetes. O laço deve ser pequeno o suficiente para que permaneça na cartolina quando puxado em qualquer direção.

  4. Insira um lápis no laço. Puxe-o o mais longe possível dos alfinetes e trace a forma ao redor deles na cartolina. Você deve atingir formar uma forma elíptica, que lembra um círculo achatado.

  5. Meça o comprimento do eixo maior. Este é o comprimento da linha reta dentro da forma elíptica. Divida esse comprimento em dois para conseguir a medida do semi-eixo maior da elipse.

  6. Determine a excentricidade de seu cometa. Esse é o raio de distância entre os dois focos para o comprimento do semi-eixo maior. A excentricidade deve ser entre 0 e 1. Os cientistas usam-na para descrever a órbita do cometa, com um número maior indicando uma órbita mais alongada. Compare a excentricidade de seu cometa com a de outros famosos.

  7. Desenhe o cometa em vários pontos pela órbita. Quando distante do sol, ele deve ser uma pequena bola. Quando próximo a ele, terá uma cauda. O vento solar, que é feito de partículas carregadas transmitidas para fora do sol, faz com que o material do cometa escape na direção oposta, então certifique-se de que a cauda aponta para longe do sol.

Loading...

Dicas

  • Para demonstrar órbitas diferentes, aproxime e afaste os alfinetes de foco. Fechar o foco produzirá órbitas mais circulares, enquanto distanciá-los as produzirá mais elípticas.
  • Use sua corda e o foco do sol para desenhar uma órbita circular para a Terra dentro de alguns centímetros do sol. Comente a aparição do cometa quando próximo a Terra.

O que você precisa

  • Cartolina
  • Lápis
  • Régua
  • Dois alfinetes
  • Corda
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...