Como fazer um modelo de Sistema Solar giratório e rotativo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os alunos do ensino fundamental geralmente recebem a tarefa de construir um modelo de Sistema Solar. Entretanto, você pode construir esse projeto em escala por qualquer outro motivo. Seja qual for, destaque seu trabalho construindo um modelo realista que gire e rotacione para demonstrar o movimento dos planetas em torno do Sol. Com um toca-discos, esse projeto fica fácil de fazer. Procure uma plataforma giratória antiga em uma loja de garagem ou online.

Passo 1

Pinte oito bolas de isopor pequenas para representar Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Marte, Netuno e Terra. Encontre fotos online ou em livros para guiar sua escolha das cores e do tamanho dos planetas.

Passo 2

Pinte a bola de isopor grande de amarelo para representar o Sol.

Passo 3

Faça um buraco centralizado na extremidade da cavilha, de modo que ela encaixe no eixo de metal do toca-discos.

Passo 4

Faça um furo na bola de isopor amarela. Cole-a na cavilha colocando um pouco de cola no furo e inserindo a cavilha.

Passo 5

Faça quatro furos em linha reta na cavilha, variando suas posições. Eles não devem ficar um sobre os outros, nem paralelos.

Passo 6

Cole a cavilha no toca-discos colocando um pouco de cola no eixo e encaixando-os.

Passo 7

Insira as varas de madeira nos buracos da cavilha. Deve sobrar o mesmo comprimento de vara dos dois lados.

Passo 8

Faça um furo raso em cada bola que representa os planetas e cole-os nas varas. Posicione os planetas corretamente em relação à distância que cada um está do Sol. Consulte um site ou um livro, se necessário.

Passo 9

Ligue o toca-discos para ver a órbita dos planetas ao redor do Sol. Ele girará e parecerá que os planetas rotacionam ao seu redor.

Mais recentes

×