×
Loading ...

Como criar um diagrama de classe UML utilizando o Word

Embora o Word não seja um programa que contenha tantas ferramentas de diagramação como o Visio, ele possui as ferramentas de que você precisa para criar modelos de UML, ou Unified Modeling Language (Linguagem Unificada de Modelagem) para seus projetos. As caixas de texto do Word podem ser utilizadas para informar o nome, atributos e operações de cada classe de seu programa. Ao contrário dos processadores de texto normais, as informações contidas nas caixas de texto podem ser posicionadas em locais específicos em seu documento. Você também pode usar a ferramenta "Formas" do Word para desenhar linhas que conectem duas classes a fim de mostrar sua associação ou relações.

Instruções

Diagramas UML ajudam os programadores a pensar através da lógica e fluxo de seu projeto (Zeynep Özyürek/iStock/Getty Images)
  1. Abra um documento em branco para começar a construir seu diagrama UML.

    Loading...
  2. Insira uma caixa de texto simples no documento para a sua primeira classe. Clique em "Inserir", "Caixa de texto" e então em "Caixa de texto simples". Exclua o texto padrão que aparecerá na caixa de texto criada.

  3. Escreva o nome de sua primeira classe e pressione "Enter". Por exemplo, se você está projetando um programa para o inventário de uma loja de roupas, poderá ter uma classe com o nome "Calças".

  4. Adicione uma linha horizontal para separar o nome dos outros componentes da classe. Insira diversos hifens (-) e pressione "Enter".

  5. Adicione todos os atributos pertencentes à primeira classe abaixo da linha horizontal. Por exemplo, se você está criando uma classe para um programa de inventário de uma loja de roupas, a classe "Calças" pode apresentar variantes de acordo com o material, comprimento, estação etc.

  6. Crie outra linha horizontal logo abaixo do último atributo inserindo vários hifens (-) e pressione "Enter".

  7. Adicione todas as operações da classe abaixo da nova linha horizontal. Por exemplo, a classe "Calças" poderá ter o processo "MostrarModelos" que informará o número de modelos de calças disponíveis em seu inventário.

  8. Adicione uma anotação padrão em frente a cada atributo e operação das classes para atribuir as permissões de acesso ao restante da aplicação. Digite "+" para público, "-" para privado, "#" para protegido ou "~" para pacote em frente a cada nome dos componentes da classe. Por exemplo, escreva "-MostrarModelos" para classificar esse processo como privado.

  9. Crie outras caixas de texto para inserir as demais classes necessárias ao seu programa.

  10. Dentro de seu diagrama, mova as caixas de texto para a sua localização correta. Clique e mantenha pressionado o botão do mouse sobre a borda da caixa de texto, arraste a caixa para a localização desejada e então solte o botão do mouse.

  11. Desenhe linhas ou conectores para mostrar a relação entre as classes. Clique em "Inserir", "Formas" e então o tipo de linha que você precisa. Por exemplo, uma seta única mostra uma associação direta ou unidirecional entre duas classes. Já uma linha plana sem pontas de seta demonstra uma relação bidirecional entre as classes.

Loading...

Dicas

  • Use a primeira classe que você criou como modelo para as demais. Clique na borda da caixa de texto e então pressione "Ctrl+C" para copiá-la para a área de transferência. Clique em um local vazio na página e pressione "Ctrl+V" para colar a informação copiada. Clique e mantenha pressionado o botão do mouse sobre a borda da caixa de texto, arraste a caixa para a localização correta no diagrama e então solte o botão do mouse. Substitua o nome da classe, atributos e operações inserindo as informações da nova classe.

Aviso

  • As informações contidas neste artigo referem-se ao Word 2013. Os procedimentos podem variar um pouco em outras versões do Word.

Referências

Loading ...
Loading ...