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Como criar um jogo de matemática para alunos do 4º ano

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os alunos do quarto ano são grandes o suficiente para se concentrarem por toda aula de matemática. No entanto, são novos o suficiente para perderem o interesse quando não estiverem engajados. Os jogos de matemática podem motivar as crianças a se manterem na proposta e são baratos e fáceis de serem feitos. Além disso, pais e professores podem usar os jogos de matemática para ajudar os alunos do quarto ano a aprenderem conceitos e reforçá-los. Como muitos possuem interesse competitivo, eles gostarão de jogar em vez de fazer exercícios tediosos de matemática. Uma vez criado os jogos matemáticos, é possível usá-los frequentemente.

Instruções

Os jogos matemáticos para quarto ano fazem da prática uma diversão (math image by jaddingt from Fotolia.com)

    Criando jogos matemáticos

  1. Identifique o conceito que deseja trabalhar com o jogo. Revise o nível do quarto ano antes de criar um jogo que o reforce apropriadamente. Alguns dos conceitos são a adição e a subtração de números grandes, bem como a multiplicação e divisão, usando frações e decimais e comparando resultados.

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  2. Prepare um jogo de quadro. Use um pedaço grande de papel cartão. Crie um caminho serpentina de quadrados conectados, de tamanhos aproximados de 5 cm. Coloque a palavra "início" no primeiro quadrado e a palavra "final" no último.

  3. Use cartões fichários para escrever problemas que as crianças devem resolver quando for a vez delas. Escreva um problema em cada cartão e coloque-os virados para baixo.

  4. Crie pedaços de jogos. Corte quatro tiras de diferentes cores de papel cartão de aproximadamente 2,5 cm de comprimento e 1,0 cm de largura. Dobre cada tira ao meio e posicione-as com as pontas para baixo, parecendo pequenas cabanas.

  5. Escreva direções para incluir no jogo. Determine uma atividade que acontecer para cada número tirado no dado. Por exemplo, tirar o número um, dois ou três requer que o jogador desenhe aquele número de cartas e resolva-os antes de mover um, dois ou três espaços. O número quatro requer que um jogador deixe de jogar. O cinco requer que o jogador resolva um problema e adicione cinco à resposta, e o seis o jogador deverá recuar um espaço.

  6. Indique o que acontece se um jogador resolver o problema incorretamente. Os jogadores que resolverem de forma errada o problema voltarão duas casas.

  7. Plastifique o jogo. Guarde as peças, cartões de problemas e direções em um saco que possa ser selado.

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Dicas

  • Crie diferentes conjuntos de problemas para modificar o jogo em diferente níveis.
  • Se o tempo é curto, use um jogo impresso em vez de criar o seu.

Aviso

  • Tente agrupar alunos de níveis similares para jogarem. Isso evitará a frustração e tornará o jogo mais divertido.

O que você precisa

  • Papel cartão
  • Marcadores
  • Tesouras
  • Dado
  • Papel com linhas
  • Máquina plastificadora

Referências

Recursos

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