Como criar uma maquete do planeta Vênus

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Vênus é chamado de a estrela da manha ou estrela do anoitecer, por ser mais visível ao nascer e por do Sol. Vênus é o planeta mais brilhante no sistema solar. Até os anos 60, pensava-se que Vênus era o planeta gêmeo a Terra. Ao avançar da tecnologia nos anos 80, cientistas foram capazes de fotografar as características da superfície de Vênus. Descobriu-se que não é nada parecido com a Terra. Criar uma maquete do planeta Vênus é uma boa maneira para alunos aprenderem sobre sua geografia e propriedades topográficas.

Primeiro passo

Passo 1

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Viste a biblioteca ou use a internet para encontrar fotos de Vênus. Vá no site da NASA para acessar fotografias de Vênus tiradas com câmeras sensíveis a varias frequências de lua. Olhe nas fotos infravermelha de Vênus tiradas pela espaçonave Galileo. Estude as camadas de nuvens sopradas pela atmosfera superior, ao revelada pelas fotos ultravioletas. Examine a superfície de Vênus, mostrada pelas imagens de mapeamento do radar enviadas a Terra pela missão Magalhães.

Passo 2

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Construa uma maquete de Vênus com papel machê. Encha uma bexiga grande. Misture uma quantidade de cola de farinha. Combine uma parte de farinha com uma parte de água e misture. Rasgue o jornal em tiras pequenas. Instrua as crianças a molharem o jornal na tigela de cola e colocar as tiras rentes a bexiga. Alise o papel com os dedos ou com um pincel úmido. Remova todas as dobras e bolhas de ar debaixo do papel.

Passo 3

Getty Images/Photodisc/Getty Images

Cubra a bexiga completamente com papel machê, exceto pelo furo. raspe com o rodo ou limpe qualquer excesso com uma toalha úmida. Cole uma secunda camada de papel. Sobreponha as bordas dos pedaços de papeis. Rasgue tiras de papel de seda amarelo, marrom claro e branco para a terceira camada. Alterne as tiras para imitar as listras e camadas da atmosfera superior de Vênus. Seque a esfera por dois dias. Estoure o balão e puxe-o pelo bico do furo no topo.

Passo 4

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Use fotografias e imagens de referencia para pintar um representação realística das camadas de nuvens de Vênus. Use tintas de acrílico de secagem rápida. Dilua o acrílico com água. Pinte grandes partes de amarelo e cores tangentes sobre as tiras do papel colorido. Pinte com cores mais espessas e mais leves para montar e definir os topos dos sistemas de nuvens. Passe pinceladas para definir os padrões direcionais e as texturas das nuvens em movimento.

Passo 5

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Misture a tinta com amarelo e marrom para representar as nuvens mais altas. Adicione realce e listras de branco para representar a luz do Sol brilhando nas nuvens altamente refletoras de acido sulfúrico e dióxido de carbono. Pinte com detalhes nuvens de turbilhão e relâmpagos. Deixe uma pintura mais escura aparecer por baixo das nuvens para lembrar a superfície do planeta. Pinte montanhas, vulcões, dunas de areia e características da superfície, tais como coroas, ou estruturas de lava parecidas com anéis.

Mais recentes

×