As cores na arte barroca
Photos.com/Photos.com/Getty Images
O Barroco é um dos mais importantes movimentos na história da arte ocidental, tendo atingido seu auge de popularidade na Europa do século XVII. A arte e a arquitetura barroca são caracterizadas por ornamentação abundante, emoções exageradas e uso teatral da luz e da cor. Alguns dos artistas mais conhecidos do Barroco incluem o italiano Caravaggio e os holandeses Rembrandt e Vermeer.
Paleta de cores
Em sintonia com a afeição barroca pela dramaticidade, os artistas do século XVII geralmente escolhiam suas cores de uma paleta de tons ricos e vibrantes. Vermelho escuro, verdes e azuis são típicos na pintura de Caravaggio, Rembrandt e Vermeer, e, quando os tons terrosos eram usados, geralmente eram profundos e luminosos. As cores ricas eram empregadas para evocar texturas e superfícies como ouro, veludo e seda, dando às pinturas uma qualidade tátil. O papel da cor na arte barroca era tão importante que até os desenhistas incorporavam a cor em seus desenhos, um meio tradicionalmente monocromático.
Luz e sombra
Talvez mais importante para a paleta barroca do que os tons era o contraste entre luz e sombra. Os artistas barrocos ficaram famosos por pintarem cenas teatralmente iluminadas em que personagens bem iluminados emergiam de áreas com sombras escuras. A justaposição de escuridão e luz fazia com que as figuras saltassem na superfície da pintura, e o contraste do preto com a cor brilhante dava uma aparência ainda mais pura à paleta de cores da pintura.
Drama
Estes elementos de luz e cor eram usados pelos artistas barrocos a serviço da teatralidade, em uma tentativa de trazer a emoção e o poder do palco para a superfície estática da pintura. Enquanto a luz da pintura barroca traz à mente a força da iluminação do palco do teatro, sua cor e textura evocam as cores e materiais dos trajes teatrais. Com estas ferramentas, junto com poses e expressões exageradas, os artistas barrocos podiam pintar emoções de uma maneira nunca antes vista.
Recriando as cores barrocas
Alcançar a aparência barroca em um contexto contemporâneo é algo relativamente fácil, seja em pintura ou na decoração. Um ênfase no contraste tanto na cor quanto na textura irá evocar o espírito do século XVII, e a riqueza de cores deve ser o objetivo principal. Combinações como vermelho escuro ou verde com dourado são apropriadas, e a colocação de áreas de extremo escuro e luz dramaticamente próximas umas às outras é uma técnica barroca por excelência.
Mais Artigos
Diferenças entre Art Deco e Art Nouveau→
Sobre o Barroco francês→
O que a tocha na mão direita da Estátua da Liberdade simboliza?→
Quais são as diferenças entre a arte neoclássica e a arte romântica?→
Diferenças entre a Arte Tradicional e a Arte Moderna→
Quais eram os dois objetivos principais dos artistas renascentistas?→
Referências
Sobre o Autor
Evan Gillespie grew up working in his family's hardware and home-improvement business and is an experienced gardener. He has been writing on home, garden and design topics since 1996. His work has appeared in the South Bend Tribune, the Fort Wayne Journal-Gazette, Arts Everywhere magazine and many other publications.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images