Como criar vaga-lumes

Vaga-lumes são insetos adoráveis e não apresentam muitas dificuldades para serem criados

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Vaga-lumes, também conhecidos como moscas-de-fogo, estão relacionados a uma família de besouros. Os machos se acendem enquanto voam para alertar as fêmeas de que eles estão prontos para a reprodução, desse modo as fêmeas se acendem no chão em resposta aos machos que desejam realizar o acasalamento. Se o macho se acender com frequência, ele tem mais chance de atrair uma fêmea. Vaga-lumes vivem aproximadamente quatro meses, passando a maior parte de sua vida como uma larva.

Step 1

Prepare vários frascos de vidro. Faça vários furos na tampa de cada um dos fracos. Deve-se ter um frasco para cada larva de vaga-lume. Quando se tornarem adultos, eles poderão ficar juntos; na fase larval, a larva mais dominante comerá as outras.

Step 2

Coloque um pouco de terra fofa no frasco, junto com um pouco de grama. Umidifique a terra, já que a larva se desenvolve melhor na terra macia. Para isso, pulveriza-a com água ou use a turfa para manter a umidade.

Step 3

Encontre larvas de vaga-lume perto de lagoas ou riachos durante a noite, alojadas nas folhas ou no chão. Também é possível achar larvas em montes de folhas em locais úmidos. Colete apenas algumas no começo, até se acostumar com a criação de vaga-lumes.

Step 4

Ponha cada larva de vaga-lume em um frasco de vidro, alimente-a diariamente com minhocas picadas, caracóis ou outros insetos.

Step 5

Continue a alimentar os vaga-lumes e mantenha a terra no frasco úmida por cerca de três meses. Esse é o tempo da fase larval dos vaga-lumes depois da eclosão dos ovos, só então eles entram na fase de pupa e tornam-se insetos. Assim que os vaga-lumes começarem a voar, coloque vários no mesmo frasco para que eles se reproduzam. Quando as fêmeas botarem ovos, coloque os vaga-lumes em outro frasco ou deixe-os livres.

Step 6

Alimente os vaga-lumes adultos com pólen, partes de flores e outros insetos. Além disso, eles também tomam água misturada com algumas gotas de mel, o que prologa a vida desses insetos luminosos.

eHow Brasil
×