Critérios para julgar audições de canto

Image by Flickr.com, courtesy of Melissa Murphy
O canto é uma das formas mais acessíveis de entretenimento. Ninguém está excluído de praticá-lo com base na idade, sexo, classe social ou nível de escolaridade. Susan Boyle, vencedora do Britain's Got Talent em 2009, ampliou a possibilidade de qualquer pessoa se tornar famosa por cantar. Pessoas que avaliam novos talentos precisam seguir um critério estabelecido para julgar os cantores.
Alcance vocal
Juízes de concursos de canto devem ouvir o cantor exibir uma ampla gama de tons vocais. Canções que ganham concursos não são cânticos monótonos. Elas devem variar entre notas graves, médias e agudas. As notas mais agudas devem ser articuladas sem tensão ou fissuras na voz. As notas graves também devem conter poder e clareza.
Qualidade vocal
Cada cantor tem uma textura vocal. Alguns têm um som suave e gentil. Outros fazem a música com um som grave e rouco. O estilo da música pode exigir qualquer tipo de voz. Celine Dion e James Blunt representam o estilo suave. Janis Joplin e Bruce Springsteen ou Bryan Adams criam um som forte. Todos são excelentes em seus estilos.
Subtexto
Cantores precisam conectar sua mente e emoções quando contam a história da música. Esta propriedade personalizada do significado da canção é o subtexto. O significado mais profundo que o artista transmite em sua própria interpretação das letras vai até a platéia e é sentida e acreditada.
Presença de palco
Cantores precisam se comunicar de forma não verbal, bem como vocalmente, com o público. Eles precisam usar contato visual, os movimentos das mãos e caminhar ao redor do palco, que é a plataforma onde os cantores executam fisicamente as canções. A utilização do espaço pelo cantor deve acrescentar e não distrair a partir do significado das palavras que ele canta.
Resposta do público
Aplausos é uma forma óbvia de apreciação da performance pelo público. Cantar junto com o cantor durante a música é muito convincente. Os juízes devem observar o público durante a apresentação e ver se seus olhos e ouvidos estão se conectando ao cantor. Chorar, às vezes, fala mais alto do que aplausos quando um cantor se conecta emocionalmente com o público.
Sobre o Autor
Stephen Saylor is a bilingual educator and translator who has been writing since 2005. He has contributed articles to websites such as rockeros.net and XtremeMusic. He holds a Bachelor of Arts in Spanish from Michigan State University and a Master of Arts in education from San Diego State University.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Melissa Murphy