Instrumentos tradicionais da música espanhola
hemeroskopion/iStock/Getty Images
A história da Espanha consiste em muitas culturas vibrantes, muitas das quais influenciaram outras. A música tradicional da Espanha se originou de vários povos, como os romanos antigos, que levaram a música grega para o país, e os visigodos, cuja música é composta por cantos religiosos melódicos, assim como a música judaica, cristã e moura. Diferentes regiões da Espanha desenvolveram seus próprios sons que integram instrumentos específicos.
Violão flamenco
David Ramos/Getty Images News/Getty Images
O violão flamenco, muitas vezes chamado de “toque”, vem da Andaluzia – uma pequena região no sul da Espanha. O flamenco é uma forma de tocar o violão que abrange o “cante”, palavra espanhola para designar “canção”. O violão flamenco é tocado de um jeito que entrelaça ritmos e melodias carismáticos. Esse estilo de tocar violão foi originalmente desenvolvido para acompanhar o “cante”.
Castanholas
David Ramos/Getty Images News/Getty Images
As castanholas ganharam espaço dentro da música de vários países mediterrâneos, como a Turquia, a Grécia, a Itália e a Espanha. Estes pequenos e portáteis instrumentos são usados há séculos e se tornaram o instrumento nacional da Espanha. As castanholas são feitas tradicionalmente feitas madeira de castanheiro, embora também possam ser feitas de metal, e consistem em duas conchas que contêm uma pequena curva em um dos lados. As duas conchas são perfuradas para criar um som distinto, sendo uma mais aguda e a outra mais grave.
Acordeão
Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images
O País Basco da Espanha geralmente incorpora acordeões em sua música. Os acordeões foram trazidos para o País Basco pela Itália no século 19. O instrumento tocado na música basca é conhecido como “trikitixa”, que significa “som da mão” em basco. O estilo de música emanado pelo acordeão envolve rápidas melodias e trios de staccato. Nos dias atuais, a música basca é uma mistura de trikitixa, tamborim e voz.
Bongô
Marbury/iStock/Getty Images
O bongô consiste em dois tambores – o macho (tambor maior) e a hembra (tambor menor) – que se juntam por uma ponte no meio. O instrumento surgiu em Cuba nos anos 1800 e é tocado com as mãos – não são usadas baquetas. Eles ficam entre as pernas do músico ou são postos em um apoio, permitindo total movimento para a pessoa que o toca. O ritmo tradicional do bongô é conhecido como “marillo” – palavra espanhola para “martelo”.
Referências
Sobre o Autor
Pamela Miller has been writing for health, beauty and animal health/welfare publications for seven years. Miller holds a Bachelor of Science in Organizational Communication from MTSU.
Créditos Fotográficos
hemeroskopion/iStock/Getty Images