Como cuidar de musgos-tapetes

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O nome científico do musgo-tapete é Selaginella Kraussiana Variegatus. Essa planta é uma sempre-viva. Os musgos-tapetes crescem bem em cestas suspensas dentro de casa ou em bordas de caminhos de jardins para paisagismo. Os jardineiros iniciantes vão apreciar essa planta porque ela é fácil de cuidar.

Passo 1

Escolha um local com luz apropriada para seu musgo-tapete, preferencialmente com sombra. As plantas tolerarão melhor o sol do início da manhã ou fim de tarde.

Passo 2

Escolha uma área ou recipiente que contenha um solo rico em matéria orgânica. Para fazer o composto orgânico, misture folhas, cascas de ovos e grãos de café moídos e grama cortada. Espalhe o composto no solo junto a base do musgo-tapete plantado. Repita o processo no início da primavera.

Passo 3

Regue o musgo-tapete diversas vezes por semana. Essa planta precisa de solo úmido mas não encharcado. Enfie o dedo no solo para testar sua umidade, se não for o suficiente, regue mais um pouco a base da planta. Reduza a quantidade de água durante os meses de inverno, mas não deixe o solo secar.

Passo 4

Adube a planta semanalmente durante a primavera e a cada duas semanas durante o verão. Use um fertilizante orgânico feito especialmente para samambaias, normalmente encontrados em lojas de jardinagem ou lojas de artigos para casa.

Passo 5

Meça a temperatura do lugar onde o musgo-tapete está plantado. A temperatura ideal para essa planta é entre 22º C a 28º C. Cubra a planta com uma sacola plástica se a temperatura ficar muito baixa para protegê-la do congelamento.

Passo 6

Examine em busca de fungos na folhagem do musgo-tapete, se a temperatura ficar abaixo de 10ºC. Reduza os adubos e a água se a planta apresentar fungos. Utilize apenas fungicidas apropriados para samambaias.

Mais recentes

×