Como cultivar a flor mosquitinho

••• Getty Images

A gypsophila, cujo nome popular é mosquitinho, é uma planta perene conhecida por suas belas e pequeninas flores brancas, que brotam em galhos com tamanho entre 30 e 45 cm de altura. Usada como complemento em arranjos florais ou buquês, a mosquitinho também fica linda em jardins. Embora a maioria das pessoas conheça a flor branca, há outras variedades que produzem flores lilás e rosa.

Passo 1

lachris77/iStock/Getty Images

Escolha o local para plantar seu canteiro de mosquitinho. Essa flor precisa de bastante sol e de um solo com boa drenagem que não seja ácido. Revolva a terra com a pá, removendo pedras e outros detritos do jardim. Várias semanas antes de plantar o mosquitinho, teste o solo e adicione a quantidade adequada de cal para equilibrar sua acidez, se necessário.

Passo 2

flytosky11/iStock/Getty Images

Plante as sementes no início da primavera. Coloque-as a 5 mm de profundidade e com espaçamento de 2,5 cm umas das outras. Regue suavemente para acomodar a terra, tomando cuidado para não tirar as sementes do canteiro. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. As sementes irão germinar dentro de dez a 20 dias.

Passo 3

serezniy/iStock/Getty Images

Regue a mosquitinho regularmente enquanto ela estiver crescendo. As plantas adultas podem tolerar um pouco de seca, mas não deixe faltar água para as plantas jovens. Aplique uma fina camada de fertilizante ao canteiro durante a primavera.

Passo 4

ponsulak/iStock/Getty Images

O mosquitinho começará a florescer na primavera e continuará florindo até o final do verão. Cada planta floresce por cerca de quatro semanas; corte as flores secas para incentivá-las a florirem de novo. Para assegurar que flores brotarão de forma contínua é preciso semear novamente a cada duas a quatro semanas.

Passo 5

Tim Connor/iStock/Getty Images

Apoie os galhos mais altos do canteiro em estacas. No outono, as plantas deverão ser podadas bem baixas. Coloque um marcador de plantas no jardim para indicar a localização da mosquitinho.

Mais recentes

×