Como cultivar mangostão a partir de sementes

Angela Mayo/Demand Media

O mangostão, conhecido botanicamente como Garcinia mangostana, é uma árvore frutífera tropical de crescimento lento. As necessidades climáticas dessa planta são tão rigorosas que raramente é cultivada fora do seu habitat nativo, no sudeste Asiático. Cultivar mangostão a partir da semente é uma tarefa com graus de sucesso variados, afinal, as condições do ambiente precisam ser mantidas constantes por um período de 12 a 20 anos, tempo que leva a semente para se tornar uma árvore adulta e com frutos. Essa árvore não tolera transplantes, portanto plante-a em uma área grande e resistente o suficiente para que não seja preciso replantá-la em outro local por três a cinco anos.

Step 1

Angela Mayo/Demand Media

Escolha as sementes desenvolvidas de um fruto maduro para o plantio. As sementes de mangostão devem ser removidas e plantadas o mais breve possível, não mais que alguns dias depois de retiradas. As sementes compradas geralmente são embaladas em musgo úmido, em sacolas ou recipientes herméticos. Deixe as suas sementes de molho durante 24 horas antes de plantá-las.

Step 2

Angela Mayo/Demand Media

Plante as sementes em buracos de, no mínimo, 20 cm de profundidade, em solo arenoso, rico em matéria orgânica e misturado com composto orgânico. O solo deve ter, ao menos, 1,20 m de profundidade. A germinação geralmente demora de 20 a 22 dias e termina em 43 dias. As mudas precisam de cerca de 2 anos para crescer 30 cm. Após alcançar 60 cm, é possível transplantá-la. Contudo, faça isso apenas se for necessário.

Step 3

Angela Mayo/Demand Media

Mantenha a temperatura regulada, sempre acima de 10 ºC e abaixo de 37ºC. Proteja as mudas dos ventos fortes.

Step 4

Angela Mayo/Demand Media

A planta deve receber, no máximo, 13 horas diárias de luz solar filtrada ou sombra parcial.

Step 5

Angela Mayo/Demand Media

Regue-a frequentemente, mantendo o solo sempre úmido. A umidade fornecida para a semente, muda ou árvore madura deve equivaler a pelo menos 1,4 m de chuva por ano. Use apenas água potável e jamais deixe a planta receber água salgada ou água de torneira salina.

×