Como curar cortes nos lábios

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Se você cortou seu lábio devido a algum impacto, é possível que a área fique inchada. Se o corte foi resultado de uma queda, inspecione-o cuidadosamente, pois impurezas presentes no chão podem causar uma infecção. O ferimento deve se curar naturalmente e, se não for profundo e não necessitar de pontos, não deverá deixar cicatrizes. Se você tem lábios ressecados, mantenha-os hidratados com um hidratante labial enquanto se dá o processo de cura.

Passo 1

Faça pressão no corte com um pano limpo e seco ou uma pequena toalha, para parar o sangramento. Segure o pano contra o lábio por aproximadamente cinco minutos ou até o corte parar de sangrar, mesmo sem pressão.

Passo 2

Lave o corte com água e sabão e uma toalha macia. Enxágue com água limpa.

Passo 3

Prepare uma solução de metade de água e metade de água oxigenada em um pequeno recipiente. Embeba uma bolinha de algodão na mistura e aplique no ferimento, pressionando levemente a área. Caso a solução de água oxigenada entre em sua boca, cuspa-a.

Passo 4

Examine o ferimento. Se estiver muito aberto, parecer muito fundo, perfurar o lábio até a pele ou o sangramento não parar, você provavelmente precisará de pontos e antibióticos para fechar o corte e prevenir infecções. Ligue para o seu médico ou vá ao hospital ou pronto-socorro mais próximo.

Passo 5

Faça uma compressa fria na região machucada, com pedaços de gelo enrolados num pano, se houver inchaço. Mantenha-a aplicada por dez minutos, retire por mais dez, e volte a aplicar. Isso ajudará a diminuir o inchaço.

Passo 6

Tome analgésicos leves e que não necessitam de receita, como paracetamol e ibuprofeno, caso você sinta dor.

Mais recentes

×