Como remover uma gaze presa às feridas

Photodisc/Photodisc/Getty Images
Tentar remover um curativo que está preso à ferida é doloroso e prejudicial ao processo de cicatrização. Às vezes se usa gaze para cobrir um machucado e outras vezes para envolvê-lo. A drenagem pode secar a gaze, fazendo com que o curativo grude à ferida. Essa adesão pode causar problemas, já que enquanto curam, os ferimentos se preenchem com novos tecidos, e remover impropriamente um curativo preso pode arrancar um pouco desse tecido saudável. Saber como fazê-lo adequadamente será mais confortável para a pessoa machucada e pode diminuir as demoras na cicatrização.
Step 1
Lave as mãos com água de torneira e sabão antes de tentar remover o curativo da ferida. Seque-as bem.
Step 2
Tome o seu remédio para dor prescrito antes de tentar remover a gaze seca, somente no caso de sentir qualquer dor.
Step 3
Aplique soro fisiológico esterilizado ou água da torneira sobre a ferida. Para uma pequena ferida, molhe um aplicador com ponta de algodão ou um cotonete com água da torneira ou soro fisiológico estéril e esfregue-o sobre a parte presa do curativo. Para uma ferida de média a grande, despeje soro fisiológico estéril ou água da torneira diretamente sobre o curativo.
Step 4
Com cuidado e delicadeza, tente levantar a gaze. Aplique mais água quando necessário para amolecer o curativo preso.
Step 5
Descarte o curativo usado. Lave as mãos com sabão e água da torneira.
Step 6
Limpe e volte a revestir a ferida como aconselhado pelo médico.
Referências
Dica
- Converse com o seu médico sobre a utilização de um tipo diferente de curativo, como uma gaze não aderente, se tiver problemas para removê-lo.
Advertência
- Alguns tipos de curativo, como os "wet-to-dry", devem ser removidos quando secos. Se estiver usando esse tipo de curativo, contacte o seu médico para que o aconselhe sobre molhá-lo antes da remoção. Esse curativo destina-se ao desbridamento da ferida.
Sobre o Autor
Since 2008, Jennifer S. Wright has written articles on a variety of topics including parenting concerns, medical conditions and nursing issues. Her articles have appeared in "LPN" magazine as well as on various online publications. An LVN since graduating from Weatherford College in 2005, Wright has taken care of elderly, pediatric and obstetric patients in hospital and home health care settings.
Créditos Fotográficos
Photodisc/Photodisc/Getty Images