×
Loading ...

Curiosidades sobre o bioma das pradarias

O bioma das pradarias é encontrado por todo o mundo em várias formas. Muitas vezes chamado de planícies, capinas ou estepes, as pradarias são qualquer área grande com precipitação o suficiente para suportar o crescimento da grama, mas não o suficiente para sustentar as árvores e outros arbustos. As pradarias são geralmente consideradas um bioma de transição entre os desertos e as florestas.

Pradarias (jerryhopman/iStock/Getty Images)

Geografia

As pradarias são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Na América do Norte, as pradarias mantêm o mesmo nome e são encontradas em todo o centro-oeste norte-americano e canadense. Na América do Sul, elas são conhecidas como pampas e têm climas úmidos. Os estepes da Rússia dominam a Eurásia, da Ucrânia à Sibéria. A maioria das pradarias da África são na verdade classificadas como savanas, porque elas apresentam árvores individuais dispersas.

Loading...
As pradarias africanas são chamadas de savanas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tipos

Existem três tipos principais. O primeiro é de pradarias altas, que são muitas vezes referidas como pradarias temperadas. Elas têm gramíneas que chegam a 1,5 m e recebem mais de 75 cm de precipitação anual. As americanas são exemplos de pradarias temperadas. No outro extremo do espectro estão as pradarias baixas ou estepes. Como o nome indica, elas têm gramas curtas e muito pouca chuva, normalmente menos de 25 cm por ano. Menos do que isso de água e elas virariam um deserto. Os estepes da Rússia são pradarias curtas. As mistas existem entre os dois extremos. As gramíneas crescem cerca de 60 ou 90 cm e recebem uma média de 40 a 65 cm de chuva anual.

A América do Norte tem pradarias temperadas (jerryhopman/iStock/Getty Images)

Características

As características exatas dependem inteiramente de seus climas e localizações. A única constante é a presença de grama em vez de árvores, que não conseguem sobreviver devido ao limitado abastecimento de água e ventos fortes que atravessam os planos terrenos desobstruídos. As pradarias temperadas recebem a maior parte das suas chuvas na primavera e no verão. As temperaturas podem variar bastante, de 40 °C no verão a -40 °C no inverno. Até mesmo no verão, as temperaturas podem cair dramaticamente durante a noite. As pradarias temperadas têm solo escuro e rico, ganhando nutrientes de suas muitas camadas de raízes de gramíneas. Isso as torna o ambiente perfeito para gramíneas selvagens, sem falar nas flores como ásteres, solidagos, girassóis, trevos e índigos selvagens. Animais encontrados nessas áreas incluem texugos, veados, raposas, gaviões, coelhos, ratos, corujas, cães selvagens e cobras. Pequenos animais se dão melhor nas pradarias, já que não precisam de muita cobertura para se esconderem. No entanto, muitos animais de grandes porte têm esse bioma como casa, incluindo bisões, elefantes, girafas e zebras.

Cães da pradaria podem ser encontrados em pradarias temperadas na América do Norte (Tom Tietz/iStock/Getty Images)

Fato

O termo "bioma" simplesmente significa qualquer grande comunidade de plantas e animais que ocupam uma região distinta.

Um bioma é uma comunidade de plantas e animais (brodtcast/iStock/Getty Images)

Importância

As pradarias estão ficando raras. Muitas vezes, elas são convertidas para usos agrícolas a fim de tirar proveito de seus solos ricos. O aquecimento global também apresenta uma ameaça, com o aumento das temperaturas transformando muitos biomas de pradaria em desertos.

Com o aquecimento global, as pradarias podem se tornar desertos (NA/AbleStock.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...