×
Loading ...

Como fazer decalque para madeira

O papel carbono pode vir à mente quando se pensa sobre o decalque de uma estampa de uma superfície para outra. Esse tipo de papel certamente funciona, mas sua disponibilidade, tamanho e custo nem sempre são favoráveis. Felizmente, há outra maneira de se transferir tais estampas, linhas e formatos com materiais mais abundantes. Trata-se de uma técnica mais comumente utilizada por artistas trabalhando com papel ou telas, mas que funciona para madeira também.

É possível transferir convenientemente estampas complexas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Papel e grafite

É possível replicar a funcionalidade de um papel carbono com uma folha de papel vegetal em uma camada de papel comum. Desenhe a imagem em folhas comuns. Vire-as e, com a lateral de um lápis número 2 suave ou algum mais suave ainda, sombreie as áreas opostas às linhas desenhadas do outro lado do papel. Pode ser benéfico usar um papel que seja poroso, já que a porosidade age como uma lixa, raspando o pó de grafite, que terá a mesma função de um papel carbono.

Loading...

Usando seus decalques

Uma vez que tiver sombreado a parte de trás de seu decalque com um lápis macio, coloque a face sombreada sobre a madeira. Talvez seja bom prender os cantos do molde, com um ou dois pedaços de fita adesiva, de modo que, quando a imagem for transferida, o papel não fique se movendo. Com uma ferramenta de polimento ou uma agulha de tricô, trace seus desenhos. Conforme isso é feito, o grafite na parte de trás será transferido para a madeira. Contanto que não se coloque pressão sobre quaisquer áreas a não ser as linhas do desenho, quando retirar o decalque da madeira, haverá uma imagem bastante precisa do que você desenhou diretamente com o lápis.

Fazendo seus desenhos

Você não precisa desenhar estampas originais. É possível baixá-las e imprimi-las, para depois usar o ser papel com grafite para o decalque. Também é possível usar um papel que seja semitransparente e traçar sobre o desenho. Além disso, pode-se usar um projetor opaco, particularmente se estiver fazendo um decalque grande. Você pode até mesmo aumentar uma estampa ao fazer um quadriculado sobre o desenho original e uma outra no papel de decalque, transferindo, em seguida, as linhas, quadrado por quadrado. Cada um desses métodos funcionará caso use papel poroso e grafite macio.

Modelos reutilizáveis

Se você planeja usar o decalque mais que uma vez, talvez seja melhor fazer as coisas um pouco diferente. Utilize um papel um pouco mais resistente, apesar dele ainda assim sofrer desgaste; no fim das contas, é apenas papel. Encontre um meio que durará mais tempo que o papel comum. Ao invés de fazer o sombreado em uma face do decalque, compre grafite em pó em uma loja de materiais ou faça-o comprando um bastão sólido de grafite macio e lixando-o com uma lixa n°80, até obter pó suficiente. Aplique o grafite em pó com um pincel de esfumaçar ou com a ponta do seu dedo e um lenço de papel. Isso fará com que a aplicação vá muito mais rápido e mais uniformemente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...