Como decidir entre um dermatologista e um esteticista

Thinkstock/Stockbyte/Getty Images
Questões de cuidados com a pele podem variar de pequenos problemas ao risco de vida, e existem vários tipos de profissionais que você pode consultar para garantir que a sua pele seja cuidada da melhor maneira possível para promover a saúde e o bem estar futuros. No entanto, antes de procurar um profissional capacitado, você deve primeiro entender a diferença entre um dermatologista e um esteticista.
Determinando se deve-se consultar um dermatologista
Step 1
Um dermatologista é um médico cuja especialidade são os problemas relacionados com a pele. Para determinar a gama de problemas tratados pela sua especialidade, primeiro familiarize-se com a área de atuação do profissional. Como outras áreas médicas, dermatologistas podem ter diferentes focos.
Step 2
Foque em seus próprios problemas e determine sua extensão e gravidade antes de decidir procurar o profissional.
Step 3
Consulte esta pequena lista de problemas cutâneos graves, e se o seu problema estiver na lista ou for semelhante em natureza ou gravidade a algum dos itens, entre em contato com o seu dermatologista imediatamente.
Step 4
Sérios problemas da pele: sangramento, acne persistente ou dolorosa; sinais ou sardas que mudam de cor, tamanho ou forma; erupções cutâneas que sangram, incham ou não respondem ao uso de medicamentos; caroços, inchaços ou protuberâncias sob a pele; ou feridas abertas que não cicatrizam após o tratamento adequado.
Determinando se deve-se concultar um esteticista
Step 1
Enquanto um dermatologista é especializado na causa e na cura de males da pele, um esteticista se concentra em questões mais superficiais e em descobrir suas causas. Avalie seu problema para decidir se é mais apropriado ir a um esteticista.
Step 2
Entenda os serviços oferecidos pelo profissional que você vai consultar. Alguns deles exercem a profissão de forma independente ou em conjunto com um spa, e outros trabalham dentro das clínicas de dermatologia.
Step 3
Consulte esta pequena lista de males superficiais, e se seu problema estiver na lista ou for de natureza semelhante a um dos itens, consultar um esteticista pode ajudar a levar a um alívio rápido das suas preocupações com sua pele.
Step 4
Problemas superficiais: acnes pequenas a moderadas; poros entupidos; linhas de expressão finas ou médias; pigmentação esbranquiçada; bochechas rosadas; pele áspera ou seca e a formação de rugas.
Dica
- Preservar cuidadosamente a saúde de sua pele pode levar à prevenção de futuros problemas de saúde.
Advertência
- Consulte um profissional imediatamente se você notar alguma mudança brusca ou inesperada na pele.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images