×
Loading ...

Como decorar pratos com ervas aromáticas

As ervas aromáticas são abundantes e baratas e, se você desejar plantá-las, poderá fazê-lo facilmente. Além disso, quanto mais colher, mais elas crescem. Embora as ervas adicionem sabor aos alimentos, se eles forem decorados com ervas, você poderá tornar uma refeição simples em uma mais atrativa. As folhas verdes brilhantes espalhadas sobre um prato antes de servi-lo não só tornam a refeição mais saborosa, como também adicionam um sabor extra. Porém, é necessário escolher a erva correta para sua receita, pois, se errar, poderá estragar seu sabor.

Instruções

Decorar os alimentos com ervas torna a refeição mais atrativa (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

    Manjericão

  1. Pegue dois ou três talos de manjericão. Remova as folhas dos talos com as mãos e descarte os que não precisar para decorar o prato.

    Loading...
  2. Rasgue cada folha de manjericão com as mãos em cinco ou seis pedaços. Esse procedimento permite que o cheiro e sabor fantástico dessa erva saia das folhas, o que não acontece se você as cortar.

  3. Espalhe as folhas sobre os pratos que contenham tomate. Por exemplo, a maioria dos pratos de massa italiana utilizam um molho à base de tomate. Alternativamente, corte em fatias alguns tomates maduros e disponha-os em um prato de servir. Regue com um pouco de óleo e vinagre balsâmico e, em seguida, coloque as folhas rasgadas do manjericão no topo do prato. Os tomates e essa erva complementam-se de forma perfeita.

    Salsinha

  1. Corte finamente com uma faca duas colheres de sopa de salsinha de folha lisa. Você pode utilizar a salsinha encaracolada, mas o cheiro e o sabor não é tão forte.

  2. Adicione metade da salsinha em sua receita enquanto a prepara e reserve a outra metade. Essa erva funciona bem com qualquer prato salgado e certamente nunca estragará a receita.

  3. Salpique a salsinha restante no prato, assim que estiver pronto para servi-lo. Existem alguns pratos em que você pode usar a salsinha para decoração, como massas, risottos, saladas de batata caseira e na maioria dos peixes.

    Alecrim

  1. Utilize alguns raminhos aromáticos de alecrim como decoração ideal de cordeiro assado e na maioria dos pratos de cordeiro. Coloque alguns talos entre a carne enquanto estiver assando para acrescentar sabor à refeição.

  2. Descarte o alecrim que você usou para temperar o prato quando ele estiver pronto para servir. Durante o processo de cozimento, a coloração do alecrim ficará marrom e não terá um aspeto agradável.

  3. Coloque alguns raminhos de alecrim fresco no prato assim que estiver preparado para servi-lo. O alecrim decora corretamente o prato e os seus galhos tornam a refeição mais convidativa e atrativa.

    Tomilho

  1. Utilize o tomilho como ingrediente em muitos pratos que você cozinhar, como cordeiro, carne bovina, guisados ou peixe e, em seguida, use mais tomilho para decorar o prato.

  2. Pegue um punhado de raminhos de tomilho e remova as folhas pequenas dos talos. Segure no topo do raminho com uma das mãos e use o dedo e o polegar da outra para deslizar até a base do talo. Enquanto move o dedo e o polegar, as folhas serão removidas dos talos que deverá descartar.

  3. Salpique as folhas de tomilho nas receitas em que essa erva foi utilizada. Você pode também usar alguns talos inteiros com folhas para prover uma decoração suplementar.

Loading...

Dicas

  • Existem várias ervas disponíveis, algumas das quais você talvez não tenha ouvido falar ou não use frequentemente. Teste ervas diferentes como decoração para compreender o efeito que provocam nos pratos que você preparar.

O que você precisa

  • Manjericão
  • Faca
  • Salsa
  • Alecrim
  • Tomilho

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...