Definição de plantiflexão

A plantiflexão é o movimento de extensão na articulação do tornozelo

ABC Bodybuilding

Quando o assunto é musculação e exercícios para tonificação, muitos tendem a concentrar-se em determinadas áreas do corpo, como os músculos abdominais e o bíceps. No entanto, também é importante fortalecer e alongar os músculos dos tornozelos e da panturrilha para ficar em forma e evitar lesões, principalmente se você for um corredor ou um alpinista. A plantiflexão é um movimento simples do pé que ajuda a fortalecer os músculos do tornozelo e da panturrilha.

Definição

A plantiflexão é definida pelo dicionário médico de Mosby como o movimento do dedo do pé para baixo na direção do tornozelo. Ela é medida em graus, da posição de 0 grau do pé em repouso no chão e o corpo em uma posição ereta. É simplesmente o movimento que fazemos quando o pé ou dedos são flexionados. A palavra plantar deriva do latim planta, que significa sola do pé, e flexior, como podemos imaginar, significa dobramento ou flexão.

Dorsiflexão

O oposto da plantiflexão é a dorsiflexão, que ocorre quando giramos o pé ou os dedos para cima. Este simples movimento também ajuda a alongar o tornozelo e os músculos da parte inferior das pernas.

Exercícios

Este é um exercício simples para os tornozelos e panturrilhas, que só leva alguns minutos, e pode ser incorporado na rotina de alongamentos depois de um treino.

Sente-se no chão com os pés juntos, costas retas e a cabeça levantada. Lentamente, estique a perna direita para longe do corpo. Flexione o pé, apontando os dedos para baixo (plantiflexão), mantenha essa posição por 5 segundos e, lentamente, aponte os dedos para cima e conte mais 5 segundos (dorsiflexão). Faça esse exercício por 2 minutos. Volte para a posição inicial e repita os movimentos com a outra perna.

Esses movimentos de plantiflexão e dorsiflexão vão alongar e fortalecer os músculos do tornozelo e da panturrilha.

Importância

Os esportes atléticos e recreativos podem tensionar muito a estrutura dos tornozelos. Caminhar e ficar longos períodos em pé também podem sobrecarregar essa região. Se os músculos do tornozelo e da área adjacente estiverem fortes, as chances de lesões e dores nas articulações são diminuídas. Fortalecer os músculos da parte inferior da perna também ajuda a evitar doenças crônicas, como a tendinite de Aquiles e as fraturas tibiais.

Considerações

Aos poucos, incorpore a plantiflexão e outras rotinas de alongamentos ao seu regime de exercícios. Você pode aumentar a carga dos exercícios em seu treino, mas é importante fazer isso gradualmente para evitar lesões. Tenha em mente que, para ter um ganho muscular eficaz, é preciso desafiar os músculos e alongá-los corretamente.

Lembre-se, como medida de precaução, de consultar um médico antes de alterar significativamente seu regime de exercícios.

eHow Brasil
×