Como derreter e fundir prata
burning image by .shock from Fotolia.com
A prata, o metal mais brilhante de todos, é utilizado em joias e moedas. Altamente dúctil ou maleável, pode ser moldada em qualquer coisa, desde bules até estatuetas. Mas a prata também pode ser fundida, além de martelada. Para fundi-la, você precisa derretê-la primeiro.
Step 1
Quebre uma liga de metais, como prata de lei, em pedaços, para que sirva em seu cadinho. Prata pura é raramente usada para se fazer qualquer coisa, porque é muito mole. Objetos feitos a partir dela podem desabar sob seu próprio peso. Prata de lei é muito mais dura do que a prata pura. Um cadinho é um recipiente resistente ao calor que é usado para derreter metal em uma fornalha. Normalmente, um cadinho para prata é feito de argila ou grafita.
Step 2
Pegue o cadinho e coloque-o na fornalha. Ela deve ser capaz de atingir temperaturas extremamente altas. Prata de lei derrete a 893º C. Aqueça a prata até que esteja completamente derretida. Enquanto isso acontece, prepare o molde, que também será feito de argila. Moldes são ótimos para fazer objetos como estatuetas ou peças sólidas, como anéis ou brincos, que podem ser dobrados na forma correta após a fusão. Para derreter e fundir seu objeto de prata, você usará um método chamado de cera perdida, também conhecido pelo nome francês "cire perdue".
Step 3
Desenhe seu objeto no papel ou no computador. Quando tiver um plano, pode começar a fazer o molde. Pegue um pedaço de cera e corte-o no formato desejado. Siga seu plano o melhor que puder.
Step 4
Coloque a cera dentro de um cano de metal quando ela estiver parecida com o objeto que pretende fazer. O cano de metal deve grande o bastante para manter o objeto de cera original e o gesso que será colocado em volta para fazer o molde. Tanto a peça de cera quanto o cano irão em uma base à prova de fogo com pequenos túneis recortados, que permitem que a cera derretida passe (chamada de base "sprue", em inglês). Uma base similar irá no topo. Deve ser utilizada uma pequena xícara de cera. Bases adicionais irão nas laterais para permitir passagem de ar. Para fundir a prata, deverá, na verdade, eliminar a cera.
Step 5
Deixe o gesso endurecer. Pegue o molde e o aqueça. Não é preciso de uma fornalha extremamente quente para derreter a cera. Derreta-a e deixe-a escorrer através da base com os túneis na porção inferior. Quando terminar, o molde deve estar vazio. Agora pode-se fundir a prata. Pegue a prata derretida no cadinho e despeje-a no molde vazio através do buraco da base no topo. Certifique-se de fazer isso em uma superfície resistente a calor. Não encha demais o molde. A prata levará um bom tempo para esfriar.
Step 6
Quebre o molde quando a prata estiver fria. A peça deverá parecer como a sua peça original de cera, exceto por alguns pedacinhos de prata que estarão grudados onde estavam os túneis das bases. Você pode polir esses pedaços e a peça estará pronta para usar.
Referências
Recursos
Dica
- Peças mais complicadas podem exigir vários moldes. Pode-se unir ou soldar esses moldes mais tarde. Também pode-se dobrar pedaços finos em formatos diferentes e martelar desenhos ou fazer repoussage.
Advertência
- Tenha cuidado quando trabalhar com altas temperaturas e metal derretido. Use superfícies de trabalho não inflamáveis e não utilize roupas esvoaçantes. Não espirre a prata quando despejá-la.
Sobre o Autor
Brian Adler has been writing articles on history, politics, religion, art, architecture and antiques since 2002. His writing has been published with Demand Studios, as well as in an online magazine. He holds a Bachelor of Arts degree in history from Columbia University.
Créditos Fotográficos
burning image by .shock from Fotolia.com