Como limpar ouro manchado por enxofre

••• gold bangle / gold bracelet image by Sid Viswakumar from Fotolia.com

O ouro é eterno, mas pode perder seu brilho. O enxofre pode sujá-lo sem danificá-lo. É possível remover esta substância do ouro de várias maneiras, podendo ser necessário apenas limpá-la com uma flanela polidora. Contudo, a maioria das peças de ouro manchadas com enxofre precisam de imersão. Lembre-se de que a joia que estiver por baixo da superfície não terá sua cor alterada nem sofrerá manchas. O ouro sempre poderá ser restaurado à sua condição original.

Passo 1

Misture água com um detergente suave em uma tigela ou em outro recipiente à prova d'água, grande o bastante para caber o ouro e a mistura. Misture o suficiente para mergulhar a peça. Deixe-a mergulhada durante 10 minutos e, depois, utilize uma escova macia para esfregar, removendo o enxofre. Poderá ser utilizada uma escova de dentes infantil, uma escova para sobrancelhas ou uma própria para joias, adquirida em joalherias. Enxágue o ouro e seque-o com uma flanela macia, do tipo utilizado para limpar óculos. Lustre a peça até deixá-la brilhosa.

Passo 2

Mergulhe o ouro em amônia e água durante um minuto. Utilize uma parte de amônia e seis partes de água. Enxágue a peça e esfregue-a com uma escova macia. Lustre-a conforme foi feito no Passo 1, utilizando uma flanela para limpar óculos ou outro pano bem macio.

Passo 3

Limpe o ouro com uma flanela polidora, que poderá ser adquirida em joalherias. Talvez somente seja necessária a flanela para eliminar o enxofre, mas, provavelmente, a peça também precisará ser tratada com imersão, como nos Passos 1 e 2.

Passo 4

Aplique um limpador de joias à flanela e limpe a peça de ouro com ele.

Mais recentes

×