Como derreter restos de ouro e purificar usando materiais comuns

••• bottle of gold image by jimcox40 from Fotolia.com

Você pode derreter restos de ouro em casa e purificá-lo usando algumas ferramentas especializadas e materiais comuns adquiridos em uma casa de ferragens local. Ouro puro tem 24 quilates e o ponto de fusão é de 1.060 graus Celsius. Se uma peça de joia é classificada como tendo menos de 24 quilates (por exemplo, 14 quilates) isso significa que ela é uma liga contendo outros metais além do ouro para deixar a peça mais forte. Pó de ouro e flocos obtidos de escavação são conhecidos como "finos" e contêm algumas impurezas que precisam ser lavadas com uma mistura de fluxo, que vai impedir que o ouro seja vaporizado quando o maçarico for ligado nele.

Passo 1

Proteja-se antes de começar, colocando luvas resistentes ao calor, óculos de proteção e máscara facial com respirador.

Passo 2

Encha bem o cadinho com seus restos de ouro. O cadinho usado para derreter ouro assemelha-se a uma tigela sem tampa. Adicione algumas pitadas de carbonato de sódio e de bórax à mistura.

Passo 3

Ligue o maçarico e lentamente encoste o ouro no cadinho e mantenha até que todo ele derreta e chegue à forma fundida. Use as pinças, se necessário, para quebrar algum pedaço não dissolvido.

Passo 4

Despeje o ouro líquido bem devagar e com cuidado com as pinças nos moldes.

Passo 5

Espere esfriar completamente e endurecer. Solte as duas partes do molde antes de retirar o ouro sólido.

Mais recentes

×