×
Loading ...

Como verificar a autenticidade de ouro

Ouro! Bem, talvez. Muitos mineradores se enganaram pensando que haviam encontrado ouro, quando, na realidade, simplesmente se depararam com metais preciosos que se assemelham ao ouro, conhecidos como "ouro de tolo". Outra ocorrência infeliz é comprar joias de ouro que são, na verdade, apenas douradas. Mas como você os distingue?

Instruções

O valor de mercado do ouro é alto, mas você precisa testá-lo antes de planejar como gastar suas recompensas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Teste-o olhando para o "ouro" ao sol. O ouro deve manter a sua cor no sol, assim como na sombra. Muitos metais reluzem quando expostos ao sol, mas o ouro não é um deles.

    Loading...
  2. Espete uma agulha fina ou pino no ouro. Se ele quebrar e fissurar, não é ouro. O ouro é maleável, o que significa que pode ser dobrado e amassado, mas não se quebra facilmente.

  3. O ouro é pesado. Ele vai afundar e ficar lá. Se você for garimpar ouro, um ótimo teste é balançar a panela para frente e para trás com um pouco de água. O ouro deve ficar no fundo e não se movimentar muito.

  4. Uma maneira infalível para testar o ouro é usá-lo em sua pele. Se a sua pele fica com uma cor esverdeada, a peça que você está usando não é de ouro, mas, provavelmente, um outro metal com um pouco de conteúdo de ouro. Um joia de ouro puro não vai reagir com a pele.

  5. Passe um ímã sobre o "ouro". Metais preciosos, como o ouro e a prata, não são magnéticos, por isso, se o seu "ouro" for atraído pelo ímã, isso não é um bom sinal. Claro que, se não for atraído, nada garante que seja ouro. Muitas coisas não são magnéticas, como a madeira.

  6. A melhor maneira de testar o ouro é levá-lo a um especialista. Especialistas têm testes de ácido sofisticados que podem determinar o conteúdo exato de ouro e dizer-lhe o preço do ouro por grama e o valor do seu item.

Loading...

Aviso

  • Não coloque água sanitária no ouro. Há um mito popular de que o ouro não mudará de cor em água sanitária, enquanto outros metais mudarão. Isso é falso. A água sanitária vai manchar e danificar o seu ouro, especialmente se for uma joia fina.

Referências

Loading ...
Loading ...