Como desabilitar a busca DNS em um roteador Cisco
search 3d sign image by onlinebewerbung.de from Fotolia.com
Um roteador da Cisco buscará DNS por padrão. Se o nome de um comando for digitado de forma errônea, o roteador assumirá que o nome deve ser resolvido por meio de uma busca DNS. Isso bloqueará o teclado e retardará digitações de comandos de configuração. Se não houver um servidor DNS, é preferível desativar completamente essas buscas.
Step 1
Faça login no roteador da Cisco utilizando qualquer interface disponível. Normalmente, para configurar um roteador Cisco pela primeira vez, será necessário utilizar uma conexão serial no console a partir de um computador que rode um emulador de terminal, como por exemplo o Hyperterminal.
Step 2
Acesse o modo "enable" (ativação). No prompt de comando, digite "enable" e pressione "Enter". O roteador solicitará uma senha. Digite-a e o prompt mudará de "Router>" para "Router#", indicando que conseguiu acessar o modo "enable". Note que se o roteador tiver um nome de host configurado, ele que será exibido no lugar de "Router".
Step 3
Acesse o modo de configuração, digitando "configure terminal" e pressionando "Enter". O prompt mudará para "Router(config)#" para confirmar o acesso ao modo.
Step 4
Digite o comando "no ip domain-lookup" e pressione "Enter". Não haverá uma saída especial se o comando for executado com sucesso, você simplesmente voltará para o prompt "Router(config)#".
Step 5
Digite "exit" e pressione "Enter" para sair do modo de configuração. O prompt voltará a ser "Router#".
Step 6
Digite "show run | include domain-lookup" e pressione "Enter". Você verá uma linha que dirá "no ip domain-lookup". Isso verificará se a linha foi adicionada à configuração ativa.
Step 7
Salve a configuração digitando "copy running-config startup-config".
Step 8
Verifique se a configuração foi salva digitando "show startup-config | include domain-lookup". Verifique se a linha "no ip domain-lookup" está sendo exibida, indicando que está presente na configuração de início.
Mais Artigos
Referências
Dica
- Os comandos exibidos aqui estão escritos na forma completa para poderem ser compreendidos facilmente.
- Um operador proficiente da Cisco abrevia os comandos da seguinte forma:
- "enable" é abreviado como "en";
- "configure terminal" é abreviado como "conf t";
- "running-config" é abreviado como "run";
- "startup-config" é abreviado como "start".
- Uma alternativa ao comando "copy run start" é o "wr me", que significa "write memory".
Advertência
- Tome cuidado ao trabalhar em um roteador operativo. Lembre que os comandos digitados por você entrarão em vigor imediatamente.
Créditos Fotográficos
search 3d sign image by onlinebewerbung.de from Fotolia.com