Desbloqueio de alavanca de câmbio, emperrada no modo "Park", da BMW

••• luxury yellow dirty SUV bmw x5 speed on road image by alma_sacra from Fotolia.com

É um grande problema quando a alavanca do câmbio dos carros BMW fica emperrada na posição "park". Felizmente, há um jeito para desemperrar o câmbio e seguir seu caminho. Você conseguirá dirigir o carro e, caso precise, parar e desligá-lo até achar um mecânico. Para tanto, basta pôr a alavanca no modo "neutro". Se estiver preocupado com a possibilidade de que isso aconteça quando estiver longe de casa, tenha sempre chaves de fenda em mãos para que você possa soltar o mecanismo.

Passo 1

Deslize seu dedo por baixo da aba da capa da alavanca de câmbio, na altura da marca do "D". Levante firmemente a capa da alavanca com a mão. Retire-a para acessar o mecanismo que fica embaixo da mesma.

Passo 2

Verifique por baixo da capa da alavanca do câmbio, e por dentro do mecanismo, para ver se há algo pegajoso que possa ter sido derramado lá dentro e que esteja impedindo seu funcionamento. Muitos câmbios emperram no modo "park" porque a trava interna, que previne o carro de mudar de marcha quando o freio está acionado, pode emperrar com refrigerante ou café derramado. Limpe qualquer tipo de sujeira usando um solvente e papel toalha. Acione o freio e tente remover a alavanca do câmbio do modo "park".

Passo 3

Procure pelo pequeno ressalto no lado direito da alavanca do câmbio. Levante-o com uma chave de fenda para soltar a trava interna. Levante o ressalto, acione o freio e mova a alavanca para o modo "neutro". Agora você pode ligar o carro com a alavanca no modo "neutro". Leve sua BMW a uma oficina autorizada para que o problema seja checado mais detalhadamente.

Mais recentes

×