Trocando o óleo em um Vortec 4.3

••• tools image by CraterValley Photo from Fotolia.com

O motor Vortec 4.3 é um modelo V6 de 4.3 litros, que possui uma entrada de ar muito maior do que o comum, consequentemente gerando mais potência. Este motor é usado em muitos veículos da General Motors (GM). Ele usa óleo 5W30 em climas frios e 10W40 em climas quentes, e possui capacidade de 4,25 L de óleo no cárter, que fica na parte inferior do motor. O filtro de óleo fica do lado do motorista do motor, próximo ao cárter, e você também precisará trocá-lo. Independentemente do veículo em que o motor esteja, o processo de troca de óleo é o mesmo, e leva cerca de 15 minutos.

Passo 1

Levante a frente do veículo, usando o macaco, e abaixe-a sobre dois cavaletes. Entre sob o motor, de forma a ver sua parte inferior. Coloque o recipiente para dreno sob o bujão do cárter.

Passo 2

Remova o bujão do cárter usando a chave de catraca. Aguarde até que o óleo drene completamente do cárter para o recipiente, e então recoloque o bujão, apertando-o com a mesma chave.

Passo 3

Coloque o recipiente para dreno sob o filtro de óleo, do lado do motorista do motor. Coloque a chave de filtro de óleo no do seu carro e puxe a alça da ferramenta para apertá-la ao redor do filtro. Gire-o no sentido anti-horário e remova-o do motor.

Passo 4

Encha o filtro de óleo com óleo novo, e enrosque-o no motor, o mais apertado que puder, usando suas mãos. Remova o recipiente para dreno e saia de baixo do veículo.

Passo 5

Remova os cavaletes e abaixe o veículo, usando o macaco. Abra o capô e remova a tampa preta de enchimento de óleo da parte superior do motor. Coloque 4,25 L de óleo novo, recoloque a tampa e feche o capô.

Mais recentes

×