Como desbotar uma faixa preta de caratê

karate image by schaltwerk from Fotolia.com

O sistema de faixas utilizado no caratê foi introduzido durante o final do século 19 e começo do 20, mas ele passou a ser muito utilizado por lutadores de judô, outra arte marcial japonesa. Uma faixa preta significa um alto nível de conhecimento, sendo o primeiro passo para um mestre ou "dan". Uma faixa preta desbotada demonstra que o lutador a utiliza a muitos anos e, por isso, ela está desgastada. Mas existe outra forma para desbotar uma faixa preta, se estiver interessado em fazer uma fantasia ou, simplesmente, deseja saber como fazer isso.

Step 1

Lave-a muitas vezes. O corante preto nas faixas do caratê pode desbotar após a lavagem e, eventualmente, a cor mudará para um tom de cinza escuro. Utilize um detergente abrasivo, que não possua nenhum componente para preservar a cor ou ingredientes que impeçam a roupa de desbotar. Além disso, coloque a faixa na água mais quente possível durante a lavagem. Realize esse processo várias vezes, até que a cor desejada seja obtida.

Step 2

Esfregue a faixa. Em uma pia ou banheira, esfregue a faixa com uma escova dura, como a de limpar as unhas, por exemplo. Será necessário esfregar e lavar a faixa muitas vezes para obter os resultados desejados. Utilize o detergente abrasivo e água quente. O calor ajuda a desbotar a cor.

Step 3

Deixe-a exposta ao sol. Coloque a faixa sobre uma toalha velha ou lençol e deixa-a tomar sol em um dia bem quente. Vire-a periodicamente. Talvez seja necessário fazer isso várias vezes, mas, eventualmente, o sol irá desbotar a cor da faixa preta.

Step 4

Espere. Depois de muitos anos de treino e lavagens, a faixa desbotará naturalmente. Embora seja possível envelhecer e desbotar uma faixa preta, você terá um respeito maior por si mesmo e as conquistas obtidas, se esperar ela perder a cor preta naturalmente.

×